Observatório de cotas do IFCE: uma ferramenta estratégica para monitoramento do impacto da lei de cotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.4108

Palavras-chave:

Lei de Cotas, Política Afirmativa, Observatório, Power BI, Análise de dados

Resumo

Este trabalho apresenta o Observatório de Cotas do Instituto Federal do Ceará (IFCE), uma ferramenta web desenvolvida para monitorar o impacto da Lei de Cotas na instituição, analisando comparativamente as trajetórias de estudantes Cotistas e Não Cotistas. Utilizando o Power BI, o Observatório apresenta uma análise visual interativa dos dados do sistema acadêmico do IFCE, oferecendo painéis e visualizações estratégicas que permitem múltiplas segmentações (por ensino, procedência, perfil e evasão).
A metodologia compreende quatro etapas principais: (1) fundamentação e delimitação do objeto de estudo, (2) aquisição de dados através de uma view do banco de dados acadêmico, (3) análise descritiva e preparação dos dados, e (4) desenvolvimento de visualizações e diálogo institucional. As visualizações são baseadas em 159.841 matrículas de ingressantes de janeiro de 2012 até fevereiro de 2025. Os resultados obtidos evidenciam avanços na inclusão proporcionados pelas políticas de cotas, mas também revelam desafios persistentes, como a alta taxa de evasão, a sub-representação de pretos, amarelos e indígenas, além de fragilidades nos registros acadêmicos. Conclui-se que a ferramenta é promissora para apoiar a permanência e êxito estudantil, com potencial para servir como modelo para outras instituições que buscam aprimorar suas políticas de inclusão.

Biografia do Autor

Lara Beatriz Soares Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2020), graduada em Bacharelado em Ciência da Computação no IFCE (2024). Teve participação em projetos de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e Iniciação Científica (PIBIC), assim como outros projetos de desenvolvimento e pesquisa com apoio do IFCE e FNDE. Participa do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas, atuando na linha de pesquisa de Computação Aplicada, com foco em análise de dados.

Carina Teixeira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Computação pela Université Joseph Fourier - UJF, França (2012), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (2008), graduada em Telemática-Informática pelo IFCE (2005) e técnica em Telecomunicações pelo IFCE (2005). Tem pós-Doutorado em Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Desde 2014, é professora do IFCE, atuando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão em nível técnico, graduação e pós-graduação. É líder do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR). É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do IFCE. É coordenadora do projeto DIVAS, parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2015, atuando no desenvolvimento de ações socioeducativas para inclusão, desmistificação e empoderamento da mulher em Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem experiência na área Computação e Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, avaliação de desempenho, análise de dados e sistemas de tomada de decisão. Tem experiência em projetos de PDI tecnológica, assim como em projetos de impacto social. Registrou 12 programa de computador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e coordenou/participou de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico com fomento do IFCE, FUNCAP, CNPq, Polo de Inovação EMBRAPII, Lei de Informática e FNDE.

Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2007), graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009), especialização em Vigilância Sanitária pelo INTA (2009), especialização em Engenharia de Software pelo INTA (2010), especialização em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação do Ceará (2018), mestrado em Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e doutorado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: agentes racionais, processamento de linguagem natural, aprendizagem de máquina e testes de software.

Cristiane Sousa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora (2018) e Mestre (2012) em Educação, ambas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Licenciada em Educação Física (2006) pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC. Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFCE/Campus Aracati e Chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural - DESC da Pró-reitoria de Extensão - PROEXT/IFCE. Pesquisadora vinculada a Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI/IFCE, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais - NBlac e o Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação das Relações Étnico-Raciais Beatriz Nascimento - GEPIERER, ambos certificados pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação e Diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: ações afirmativas, raça, racismo, desigualdades educacionais, cotas raciais e bancas de heteroidentificação.

Downloads

Publicado

28-11-2025

Como Citar

Gomes, L. B. S., Oliveira, C. T. de, Silveira, F. R. de V., & Silva, C. S. da. (2025). Observatório de cotas do IFCE: uma ferramenta estratégica para monitoramento do impacto da lei de cotas. Conexões - Ciência E Tecnologia, 19, e025039. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.4108

Edição

Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.