Observatório de cotas do IFCE: uma ferramenta estratégica para monitoramento do impacto da lei de cotas
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.4108Palavras-chave:
Lei de Cotas, Política Afirmativa, Observatório, Power BI, Análise de dadosResumo
Este trabalho apresenta o Observatório de Cotas do Instituto Federal do Ceará (IFCE), uma ferramenta web desenvolvida para monitorar o impacto da Lei de Cotas na instituição, analisando comparativamente as trajetórias de estudantes Cotistas e Não Cotistas. Utilizando o Power BI, o Observatório apresenta uma análise visual interativa dos dados do sistema acadêmico do IFCE, oferecendo painéis e visualizações estratégicas que permitem múltiplas segmentações (por ensino, procedência, perfil e evasão).
A metodologia compreende quatro etapas principais: (1) fundamentação e delimitação do objeto de estudo, (2) aquisição de dados através de uma view do banco de dados acadêmico, (3) análise descritiva e preparação dos dados, e (4) desenvolvimento de visualizações e diálogo institucional. As visualizações são baseadas em 159.841 matrículas de ingressantes de janeiro de 2012 até fevereiro de 2025. Os resultados obtidos evidenciam avanços na inclusão proporcionados pelas políticas de cotas, mas também revelam desafios persistentes, como a alta taxa de evasão, a sub-representação de pretos, amarelos e indígenas, além de fragilidades nos registros acadêmicos. Conclui-se que a ferramenta é promissora para apoiar a permanência e êxito estudantil, com potencial para servir como modelo para outras instituições que buscam aprimorar suas políticas de inclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lara Beatriz Soares Gomes, Carina Teixeira de Oliveira, Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira, Cristiane Sousa da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.



