A PROBLEMÁTICA DOS ESTRANGEIRISMOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO COMÉRCIO DE FORTALEZA

Autores

  • Nicolai Henrique Dianim Brion

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v4i1.348

Resumo

O presente artigo aborda os estrangeirismos utilizados em propagandas no comércio de Fortaleza, contrastando a realidade dos “shopping centers” com a do centro da cidade. São investigadas as principais consequências deste tipo de prática na vida de consumidores e os motivos que levam os varejistas a aderirem-na. A pesquisa baseou-se em dados qualitativos e quantitativos, a partir de entrevistas gravadas e observação, documentada por fotos, da opção pela língua estrangeira e/ou nacional nos locais pesquisados. Entre as principais conclusões, pode-se destacar o argumento do turismo que, segundo a maioria dos lojistas, é a razão primeira para o uso de estrangeirismos e a insatisfação dos consumidores com a falta de incentivo à língua e à cultura nacional.

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

Henrique Dianim Brion, N. (2010). A PROBLEMÁTICA DOS ESTRANGEIRISMOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO COMÉRCIO DE FORTALEZA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 4(1), 9–15. https://doi.org/10.21439/conexoes.v4i1.348

Edição

Seção

Artigos