Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão inédita e original, ou seja, não pode ser publicado em nenhum site, ou meio digital, ou impresso em modo integral ou parcial;
  • O artigo deve ser submetido para avaliação sem identificar a autoria e conter entre 10 e 15 páginas;
  • As URLs, ou endereço eletrônico das referências bibliográficas, devem ser informadas e todos os links contidos no manuscrito devem estar ativos conforme orientação das normas;
  • Submeter, no corpo do artigo, imagens, tabelas e gráficos no formato JPG, ou imagem digital, com resolução mínima de 300 DPIs.;
  • Os artigos podem ser redigidos em Português ou Inglês e apresentar o resumo nos dois idiomas;
  • Os arquivos devem ser anexados em formato Microsoft Word, OpenOffice, ou LaTex, com até 2MB;
  • É necessário na submissão preencher os metadados de todos/as os/as colaboradores/as (nome completo, Currículo Lattes - URL, Orcid, Instituição, país e resumo detalhado e preciso da biografia);
  • O número máximo deve ser de cinco autores (pelo menos um/uma doutor/doutora). Sendo a última publicação na revista no mínimo 1 ano e para servidor/ra do IFCE 2 anos . Para os servidores do IFCE será válido para os artigos submetidos após o dia 01/04/2024;
  • A submissão deve seguir as DIRETRIZES PARA AUTORES. O não atendimento das orientações expostas implicará a não publicação do trabalho;
  • A submissão, o conteúdo e a revisão final do manuscrito são de responsabilidade dos/as autores/as;
  • No momento da submissão será necessário a indicação de 2 pesquisadores que poderão ser avaliadores da revista, todos com título de doutor. CLIQUE AQUI para download do formulário de indicação.
  • Template em doc. [clique para baixar]

  • Template em Latex [clique para baixar]
    Osb: O autor deve enviar junto ao arquivo em Latex o arquivo em PDF.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos inéditos, não publicados em nenhum site ou meio digital em modo integral ou parcial, devem ser apresentados em forma de artigos em português e inglês os quais devem apresentar resultados de pesquisa, desenvolvimento ou reflexão sobre assuntos atuais. Deverão incluir resumos no idioma original do trabalho e em um segundo idioma.

Devem apresentar também os conceitos fundamentais que permitam a sua compreensão, comparar com outros trabalhos correlatos, explicar a sua importância e/ou aplicabilidade teórica ou prática. Tamanho sugerido: entre  10 e 15 páginas.

Durante o cadastro dos autores é necessário preencher os dados de todos os autores (nome, orcid, instituição, país e resumo da biografia), considerando o número máximo de cinco autores por artigo, sob pena de arquivamento da submissão. Não são exigidas taxas em nenhuma etapa do fluxo editorial, nem de publicação.

A avaliação inicial passa por um sistema de revisão em que a primeira leitura se destina exclusivamente a avaliar a relevância dos artigos submetidos, sua adequação ao escopo da revista e aspectos relacionados ao ineditismo do texto e das contribuições científicas. Na etapa de avaliação duplo-cego pelos pares, os arquivos anonimizados serão enviados a no mínimo dois revisores com experiência relacionada ao tema do artigo.

Os revisores fornecerão relatórios sobre o artigo. Se os revisores não fornecerem respostas consistentes, os editores tomarão uma decisão baseada nos relatórios dos revisores ou enviarão o artigo para um terceiro revisor.

A revista notificará o autor de sua decisão de aceitar ou rejeitar o artigo. A aceitação de artigos depende geralmente de fazer alterações conforme os comentários dos revisores e editores. Após a aceitação, o artigo será submetido à revisão gramatical, verificação de ineditismo e formatação, diagramação e, em seguida, publicado em fluxo contínuo.

Como o volume de submissão está crescente e a avaliação depende das respostas dos revisores, a revista pode enviar um parecer sobre o processo de avaliação após seis meses da data de submissão.

  • Funções de Contribuidor

A revista Conexões – Ciência e Tecnologia incentiva os/as autores/as a evidenciarem as funções dos/as seus/suas colaboradores/as, em caso de submissão coletiva. Os/Os autores/as devem seguir a taxonomia Contributor Roles Taxonomy (CRediT), disponível em: https://credit.niso.org/

Seção da área multidisciplinar

Multidisciplinar (ensino, interdisciplinar, ciências ambientais e biotecnologia)

Seção de Engenharias

Engenharias I, II. III e IV

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Editor de Ciência Exatas e da Terra

Seção de Ciências Humanas

Editor de Ciências Humanas (Educação)

Seção de Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Sociais Aplicadas (administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo; serviço social)

Seção de Ciências Agrárias

Editor de Ciências Agrárias (ciências agrárias I)

Seção de Ciências Biológicas

Ciências Biológicas (biodiversidade)

Seção de linguística, letras e artes

Linguística, letras e artes (linguística e literatura)

Seção de Ciências da Saúde

Editor de Ciências Biológicas