Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão inédita e original, ou seja, não pode ser publicado em nenhum site, ou meio digital, ou impresso em modo integral ou parcial;
  • O artigo deve ser submetido para avaliação sem identificar a autoria e conter entre 10 e 15 páginas;
  • As URLs, ou endereço eletrônico das referências bibliográficas, devem ser informadas e todos os links contidos no manuscrito devem estar ativos conforme orientação das normas;
  • Submeter, no corpo do artigo, imagens, tabelas e gráficos no formato JPG, ou imagem digital, com resolução mínima de 300 DPIs.;
  • Os artigos podem ser redigidos em Português ou Inglês e apresentar o resumo nos dois idiomas;
  • Os arquivos devem ser anexados em formato Microsoft Word, OpenOffice, ou LaTex, com até 2MB;
  • É necessário preencher os metadados de todos/as os/as colaboradores/as (nome, Orcid, instituição, país e resumo da biografia) e mantê-los atualizados;
  • O número máximo deve ser de cinco autores (pelo menos um/uma doutor/doutora). Sendo a última publicação na revista no mínimo 1 ano e para servidor/ra do IFCE 2 anos.
  • A submissão deve seguir as DIRETRIZES PARA AUTORES. O não atendimento das orientações expostas implicará a não publicação do trabalho;
  • A submissão, o conteúdo e a revisão final do manuscrito são de responsabilidade dos/as autores/as;
  • No momento da submissão será necessário a indicação de 5 pesquisadores que poderão ser avaliadores da revista, todos com título de doutor. CLIQUE AQUI para download do formulário de indicação.
  • Template em doc. [clique para baixar]

  • Template em Latex [clique para baixar]

Diretrizes para Autores

Os trabalhos inéditos, não publicados em nenhum site ou meio digital em modo integral ou parcial, devem ser apresentados em forma de artigos em português e inglês os quais devem apresentar resultados de pesquisa, desenvolvimento ou reflexão sobre assuntos atuais. Deverão incluir resumos no idioma original do trabalho e em um segundo idioma.

Devem apresentar também os conceitos fundamentais que permitam a sua compreensão, comparar com outros trabalhos correlatos, explicar a sua importância e/ou aplicabilidade teórica ou prática. Tamanho sugerido: entre  10 e 15 páginas.

Durante o cadastro dos autores é necessário preencher os dados de todos os autores (nome, orcid, instituição, país e resumo da biografia), considerando o número máximo de cinco autores por artigo, sob pena de arquivamento da submissão. Não são exigidas taxas em nenhuma etapa do fluxo editorial, nem de publicação.

A avaliação inicial passa por um sistema de revisão em que a primeira leitura se destina exclusivamente a avaliar a relevância dos artigos submetidos, sua adequação ao escopo da revista e aspectos relacionados ao ineditismo do texto e das contribuições científicas. Na etapa de avaliação duplo-cego pelos pares, os arquivos anonimizados serão enviados a no mínimo dois revisores com experiência relacionada ao tema do artigo.

Os revisores fornecerão relatórios sobre o artigo. Se os revisores não fornecerem respostas consistentes, os editores tomarão uma decisão baseada nos relatórios dos revisores ou enviarão o artigo para um terceiro revisor.

A revista notificará o autor de sua decisão de aceitar ou rejeitar o artigo. A aceitação de artigos depende geralmente de fazer alterações conforme os comentários dos revisores e editores. Após a aceitação, o artigo será submetido à revisão gramatical, verificação de ineditismo e formatação, diagramação e, em seguida, publicado em fluxo contínuo.

Como o volume de submissão está crescente e a avaliação depende das respostas dos revisores, a revista pode enviar um parecer sobre o processo de avaliação após seis meses da data de submissão.

  • Funções de Contribuidor

A revista Conexões – Ciência e Tecnologia incentiva os/as autores/as a evidenciarem as funções dos/as seus/suas colaboradores/as, em caso de submissão coletiva. Os/Os autores/as devem seguir a taxonomia Contributor Roles Taxonomy (CRediT), disponível em: https://credit.niso.org/

Seção da área multidisciplinar

Multidisciplinar (ensino, interdisciplinar, ciências ambientais e biotecnologia)

Seção de Engenharias

Engenharias I, II. III e IV

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Editor de Ciência Exatas e da Terra

Seção de Ciências Humanas

Editor de Ciências Humanas (Educação)

Seção de Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Sociais Aplicadas (administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo; serviço social)

Seção de Ciências Agrárias

Editor de Ciências Agrárias (ciências agrárias I)

Seção de Ciências Biológicas

Ciências Biológicas (biodiversidade)

Seção de linguística, letras e artes

Linguística, letras e artes (linguística e literatura)

Seção de Ciências da Saúde

Editor de Ciências Biológicas