Política editorial

Política Editorial [clique para baixar]

  1. Sistema de Gestão - Open Journal Systems (OJS)

A revista Conexões – Ciência e Tecnologia utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema gratuito para administração e publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

  1. Requisitos para Submissão

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, não publicados em nenhum site ou meio digital em modo integral ou parcial, devem ser apresentados em formato de artigo, com resultados de pesquisa, desenvolvimento ou reflexão sobre assuntos atuais e relevantes. Deve incluir os conceitos fundamentais; a comparação com outros trabalhos correlatos; a explicação da importância e/ou aplicabilidade teórica e prática. Os artigos devem ser submetidos com no mínimo 10 e no máximo 15 páginas. Durante o preenchimento do cadastro, é necessário incluir os metadados completos de todos/as os/as autores/as (nome, Open Researcher and Contributor ID – Orcid, instituição, país, e resumo da biografia de acordo com o Currículo Lattes), considerando o número máximo de cinco autores/as por artigo, sendo pelo menos um detentor do título de doutor/doutora. Não são cobradas taxas em nenhuma das etapas do fluxo editorial.

  1. Avaliação dos artigos 

Na primeira etapa, o artigo submetido passa pela verificação de similaridade, utiliza-se o software iThenticate com objetivo de diagnosticar semelhanças em outras fontes.  Na segunda etapa, a avaliação ainda preliminar indica a relevância do estudo proposto e os aspectos conceituais e estruturais, bem como a qualidade da escrita e articulação das normas de publicação.

A equipe responsável tem a função que análisa a relevância do artigo submetido; sua adequação ao escopo da revista; e aspectos relacionados ao ineditismo do texto e das contribuições científicas. O escopo da revista também considera a recorrência de artigos do mesmo tema, bem como a quantidade de artigos da mesma área na espera por avaliação. O artigo aprovado passa para próxima etapa, ou será recusado e/ou liberado aos autores.

  1. Avaliação dos Pareceristas Ad hoc

Na etapa de “avaliação duplo-anônimo” realizada pelos pareceristas Ad hoc, pelos pares, o arquivo anonimizado será enviado a pelo menos dois/duas revisores/as com conhecimento relacionado ao tema do artigo. Sugere-se que os/as revisores/as forneçam relatórios e/ou preenchimento de um formulário avaliativo sobre o artigo. Se os/as revisores/as não fornecerem respostas consistentes, ou congruentes, os/as editores/as tomarão uma decisão baseada nos relatórios dos/as revisores/as ou enviarão o artigo, caso seja necessário, para um/a terceiro/a revisor/a. Caso em um período de seis meses o manuscrito não tenha o registro de óleo de pelo menos um/uma avaliada/a revista poderá notificar os autores.

  1. Formulário avaliativo para pareceristas Ad hoc

Os consultores deverão considerar em suas avaliações o nível de contribuição da pesquisa, a qualidade científica, o desenvolvimento da argumentação, a organização textual e a contribuição social do tema. Para tal, os pareceristas terão como possibilidade o envio de uma avaliação seguindo a sugestão de um formulário avaliativo composto por etapas, subdivididas em: (1) Relevância e atualidade, (2) Qualidade técnica, (3) Qualidade textual, (4) Rigor científico, (5) Análise da Estrutura, (6) Contribuições da pesquisa e produção de conhecimento e, por fim, (7) Inovação.

O Formulário avaliativo é aqui disponibilizado a fim de orientar nas avaliações dos manuscritos: [clique para baixar]

      6. Revisão final do artigo submetido

A equipe editorial da revista notificará o/a autor/a da decisão de aceitar ou rejeitar o artigo. O artigo será publicado após as revisões, revisões e alterações, de acordo com os comentários e a avaliação dos/as revisores/as e editores/as. Após finalizadas as avaliações em pares, a decisão editorial definitiva de aceite é solicitada aos/às autores/as com artigos aprovados cuja última versão do manuscrito com as revisões ortográficas, gramaticais e o atendimento das normas da ABNT vigentes que foram indicadas ao longo do fluxo editorial já tenha sido realizada.

      7. Publicação

Após o envio da versão final a revista oferecerá a diagramação e, em seguida, a publicação em fluxo contínuo. A equipe de editoração é composta por professores, técnicos e bolsistas. O periódico prioriza uma política editorial que incentive a formação continuada dos bolsistas discentes de cursos afins.

 

Declaração de Direitos Autorais

Os/Os autores/as que publicam na revista Conexões – Ciência e Tecnologia do IFCE concordam em manter os direitos autorais e à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho submetido à licença Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) . Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais. Os autores possuem direitos autorais, sem restrição aos seus textos.

As submissões devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes da Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Quando apresentado algum caso de infração às diretrizes e normas relacionadas, os/as autores/as serão notificados/as formalmente e o artigo poderá ser, a qualquer tempo, excluído do periódico.

Política de Acesso Aberto, Taxa de Submissão e Revisão Final

A revista disponibiliza gratuitamente todos os conteúdos publicados tanto para leitura como para download; não cobra taxa para submissão; pelo processo editorial e avaliação, bem como não cobra para publicar os artigos. A equipe editorial não envia convites, cobranças e nem e-mail aos/às leitores/as que não tenham estudos submetidos.

Após finalizadas as avaliações em pares, a decisão editorial definitiva, é solicitada, aos/às autores/as com artigos aprovados, uma revisão final do manuscrito de profissionais da área linguística (Revisão ortográfica/gramatical) e das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A escolha e o custeio dos serviços são de responsabilidade única dos/as autores/as. A revista não oferece serviço de revisão e nem indicação de profissionais.

Política de Divulgação

Com o propósito de ampliar o impacto do estudo e da investigação, publicado/a na revista, orientamos os/as autores/as a intensificarem, com ampla divulgação, o trabalho aprovado no periódico. Tal distribuição pode ser realizada tanto em repositórios nacionais e internacionais como nas páginas pessoais dos/as próprias/as colaboradores/as do estudo. Incentive-se a divulgação em repositórios reconhecidos.

Política de Armazenamento

O períodico utiliza um sistema de arquivamento intitulado Lots of Copies Keep Stuff Safe (Lockss) que,  garante a preservação de seu conteúdo digital por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP Preservation Network (PKP PN) . A recuperação dos dados está garantida por meio de backups periódicos realizados pelo IFCE.

 

Política de Promoção à Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade

Um dos objetivos do periódico é possibilitar uma política de equidade como cenário atual e reflexões. A revista Conexões é a favor da inclusão, do respeito à diversidade e contra qualquer preconceito.

Ao longo dos anos se construiu um espaço onde é possível dar voz a diversas perspectivas buscando sempre valorizar a partilha e a pluralidade de ideias acessíveis a todos e todos, independente da raça, gênero, origem étnica ou grupos que de alguma maneira possam gerar discriminação ou desrespeito. Assim a equipe mantém-se comprometida em promover a igualdade de oportunidades nas áreas científicas incentivando a participação de grupos com pouca representação.

O espaço construído permanecerá aberto sempre ao diálogo e ao debate sobre questões tão relevantes, e convida pesquisadores e pesquisadores a contribuir conosco através de reflexões que venham ampliar essa discussão. Juntos, construiremos um ambiente mais inclusivo e justo. Avançando nos aspectos relacionados à diversidade, equidade, igualdade e acessibilidade na publicação científica.