Princípios éticos e boas práticas

Conduta Ética, Casos de Plágio, Retratação, Remoção e Correção

Com o objetivo de potencializar os debates e contribuir com a construção do conhecimento científico e a democratização da ciência, a revista Conexões – Ciência e Tecnologia recomenda e segue as orientações indicadas pelo Comitê de Ética em Publicações (Cope), disponíveis em: https:// publicaçãoethics.org/core-practices. Os princípios garantem a ética nas publicações e auxiliam contra a falsificação de dados, plágio e autoplágio.

Em casos de violação ética, como manipulação e falsificação de dados, ou apropriação indevida de ideias sem referências devidas ou autorização, a equipe editorial tomará as devidas providências. Indica-se, antes de submeter o artigo, consultar as orientações do Cope (disponível em: http://publicationethics.org). Em caso de denúncia e/ou confirmação de má conduta, o artigo será retirado e uma nota explicativa será anexada. Os artigos serão analisados ​​no início e no final do fluxo editorial.

Em caso de má conduta ética de autores/as dos trabalhos já publicados, a equipe editorial deve ser informada através do e-mail conexoes@ifce.edu.br. Em seguida, um/a editor/a sessão será designada/a para emitir um parecer com o rigor necessário a tal situação e seguir com os procedimentos legais de sanção existentes.

Em caso de representação, remoção ou possíveis correções solicitadas, a equipe editorial deixará avisos sobre as correções na página de submissão.

 

Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser identificado a partir de uma demanda pessoal, acadêmica, política ou financeira. O conflito é evidenciado quando os/as envolvidos/as, eles são/as autores/as, pareceristas e/ou editores/as, influenciando a condução do fluxo editorial, tornando o processo prejudicial para qualquer uma das partes envolvidas. Na submissão, os/as autores/as são responsáveis ​​por indicar qualquer possível conflito de interesse com um documento assinado e anexado ao manuscrito na plataforma, como também identificar se a pesquisa realizada teve algum apoio financeiro.

Os/As pareceristas devem informar aos/às editores/as os conflitos de interesse e declarar-se não ocorrer/as para evitar possíveis coleguismos acadêmicos. Por fim, nenhum/a parecerista poderá avaliar trabalhos de autores/as com os quais já tenha previsto publicações anteriores ou quaisquer relações anteriores.