UTILIZAÇÃO DE ALGORITMOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA NA PREDIÇÃO DE ARBOVIROSES TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1824

Palavras-chave:

Dengue. Chikungunya. Aedes aegypti. Aprendizagem de Máquina.

Resumo

Doenças de característica endêmica exigem atenção aumentada, pois conseguem disseminar-se com facilidade. A dengue, a chikungunya e a zika são exemplos de doenças com características endêmicas de notificação compulsória agregadas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Essas doenças têm atingido diversos estados no país, causando epidemias em várias regiões. Diversas iniciativas foram tomadas para conter o avanço do mosquito transmissor dessas doenças, contudo ele se desenvolve rapidamente e, em ambientes favoráveis, se reproduz com facilidade. Uma solução para este problema é o uso de ferramentas inteligentes capazes de auxiliar especialistas em saúde no processo de tomada de decisão no manejo clínico de doenças complexas. Neste contexto, a pesquisa em questão tem como objetivo utilizar algoritmos de aprendizagem de máquina para predizer casos das arboviroses dengue e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a partir de características associadas ao paciente, tais como, sintomas, idade, sexo, período dos sintomas, dentre outros. Para a predição, os dados passam por uma etapa de pré-processamento, processamento e análise. Foram utilizados três algoritmos de aprendizagem de máquina para comparação de resultados: J48, Random Forest e Redes Neurais, com o balanceamento de dados através do SMOTE. A partir dos resultados obtidos, é possível evidenciar que o algoritmo Random Forest apresenta melhores resultados se comparados com o demais, alcançando 90,6443% de acurácia e 0,907 de f-measure, sendo, portanto, uma alternativa promissora para a predição de dengue e chikungunya.

Biografia do Autor

Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira, IFCE

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2007). Possui especialização em Engenharia de Software e Vigilância Sanitária, ambas pelo Instituto de Teologia Aplicada (INTA). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Cursa doutorado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente é servidor público atuando como Professora pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atuou profissionalmente como analista de sistemas pelo Instituto Atlântico, como professora na Faculdade IEducare e no Instituto de Pesquisas Vale do Acaraú.

Lina Yara Monteiro Rebouças Moreira, IFCE

Cursando Bacharelado em Ciência da Computação no Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá. Atuou como monitora na disciplina Introdução à Programação e também já foi monitora no curso Técnico em Informática no mesmo campus. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Banco de Dados.

Downloads

Publicado

16-03-2020

Como Citar

Silveira, F. R. de V., & Moreira, L. Y. M. R. (2020). UTILIZAÇÃO DE ALGORITMOS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA NA PREDIÇÃO DE ARBOVIROSES TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(1), 64–71. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1824

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.