A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1541

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de avaliar se a inserção da música como recurso-pedagógico favorece o desempenho dos alunos na aprendizagem do conteúdo Introdução ao estudo da Química. A proposta de ensino elaborada objetivou contribuir com o ensino deste conteúdo, minimizando dificuldades de aprendizagem dos alunos e buscando despertar o interesse e a motivação para aprender. A inserção da música nas atividades pedagógicas, estimula a participação dos alunos nas aulas de Química, propiciando a aprendizagem dos conceitos científicos associados ao conteúdo e rompe com a prática do ensino tradicional que, na maioria das vezes é por meio de aulas expositivas. A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem interpretativista. Os sujeitos desta pesquisa foram 81 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O Instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado contendo 10 questões. Os resultados apontam que o uso da música como recurso didático-pedagógico auxilia os docentes e propicia aos educandos aulas mais prazerosas, despertando-lhe o interesse pela disciplina, tornando as aulas diversificadas e motivadoras, nas quais os educandos interagiram mais entre si e com o professor. Portanto, a proposta de ensino compreendendo a música como recurso didático favorece o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo científico ensinado nas aulas de Química na Educação Básica.

Biografia do Autor

Valdecir Manoel da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Química do Estado de Pernambuco desde 2008. Professor de ciências do Estado da Paraíba desde 2001. Possui graduação em Ciências - Habilitação em biologia pela Universidade de Pernambuco (1996). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e Interdisciplinares. Mestrando em em Ensino de Ciências - Educação Química. Compositor e interprete de várias músicas que contextualizam conteúdos de química, conteúdos de matemática e meio ambiente, assim como, músicas de cunho espiritual.

Francisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES)

Gilberlândio Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura e Formação em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2010) e mestrado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) atuando na graduação do Departamento de Química na área de educação química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química e desenvolve pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química e em formação de professores para uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e na Perspectiva CTSA.

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

da Silva, V. M., Dantas Filho, F. F., & da Silva, G. N. (2020). A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(4), 107–116. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1541

Edição

Seção

Artigos