O PROCESSO EDUCATIVO-FORMATIVO DOS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO IFCE - CAMPUS FORTALEZA/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.691Resumo
Entende-se que a compreensão e mudança de comportamento do aluno da sala de aula física para a sala de aula virtual provocam um impacto na forma de aprendizagem mediante a cultura de ensino presencial/tecnicista para a cultura do ensino a distância, influenciando no desempenho e na aprendizagem dos alunos na modalidade de EaD. A necessidade de estudar o problema e conhecer o nível da aprendizagem dos alunos do curso de Hotelaria-UAB bem como conhecer os fatores que podem influenciar a aprendizagem são importantes para tecer um quadro geral do assunto e sugerir melhorias. O objetivo geral desta pesquisa foi diagnosticar o nível de desempenho e de rendimento da aprendizagem dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria-UAB, na modalidade de educação a distância (EaD). Como metodologia optou-se pela de natureza exploratório-descritiva e enquanto técnicas e elaboração de instrumento de investigação utilizou-se o recurso de estudo de caso como meio de explorar o fenômeno. Conclui-se que a aprendizagem dos alunos da Hotelaria, tanto na percepção e empirismo dos professores como na percepção e vivência dos alunos, está em nível satisfatório, compreendendo-se o nível satisfatório como regular ou bom, sendo que como meta acadêmica o ideal é a obtenção de um nível de aprendizagem ótimo.
Palavras-chave: Ensino Superior em Hotelaria; Educação a Distância; Aprendizagem.
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