Uma Estratégia Didática no Formato de Oficina para o Ensino do Conteúdo Soluções Químicas a Partir do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw

Autores

  • Francisca das Chagas da Silva Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Codó
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Codó
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1094

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta de oficina para os professores de Química da educação básica, fundamentada no método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw. Esta abordagem tem se apresentado como um meio viável de melhoria para o ensino-aprendizagem, resolução de alguns conflitos e maior equilíbrio nas situações que promovem a competitividade no ambiente de sala de aula. Nesta perspectiva, cinco experimentos de baixo custo, fácil acesso e execução em sala de aula foram propostos para a discussão do conteúdo Soluções Químicas, abordado no ensino médio. Para tanto, disponibilizamos o plano de aula e o roteiro detalhado dos cinco experimentos, para àqueles professores que fizerem a opção por trabalhar suas aulas no formato do método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw.

Biografia do Autor

Francisca das Chagas da Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Codó

Graduada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó, desenvolve pesquisas na área da Aprendizagem Cooperativa no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Codó

Graduado em Química, Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atuação na área de catálise homogênea, com ênfase na oxidação de hidrocarbonetos. Atualmente, é lider do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) e apresenta como principais linhas de pesquisa a Divulgação científica e Aprendizagem Cooperativa voltada para o ensino de química.

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Química, Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar, atuando na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), Educação Ambiental e Aprendizagem Cooperativa. É professora da Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó. Atua como colaboradora no grupo de pesquisa em Ensino de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Ferreira, F. das C. da S., Cantanhede, L. B., & Cantanhede, S. C. da S. (2017). Uma Estratégia Didática no Formato de Oficina para o Ensino do Conteúdo Soluções Químicas a Partir do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(6), 114–123. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1094

Edição

Seção

Artigos