ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Denise Fernanda Tudes Mury Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus de Codó
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus de Codó
  • Severina Coêlho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão, Campus de Codó

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.861

Resumo

A educação ambiental pode ser entendida como prática socioeducativa integrada, contínua e permanente, devendo ser trabalhada com o propósito de informar a sociedade sobre a importância de amenizar os problemas relacionados ao meio ambiente. A reciclagem surge então como uma prática que pode contribuir para resolução de alguns problemas causados pelo excesso de lixo. Assim, é atribuído à escola parte da responsabilidade em difundir as práticas da educação ambiental que devem estar voltadas para a formação de cidadãos que valorizam o meio ambiente, contribuindo para que os impactos ambientais causados, principalmente pelo lixo, tornem-se menores. Neste trabalho, apresentamos uma proposta, a partir da temática lixo e reciclagem, para uma aula de Química do terceiro ano do ensino médio utilizando o conteúdo polímeros sintéticos. Para sua execução elaboramos um plano e roteiro de aula destinado ao professor que fizer a opção por sua utilização em seu ambiente de ensino.

Biografia do Autor

Denise Fernanda Tudes Mury, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus de Codó

Graduada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó, atua na área de química ambiental voltada para o ensino de química e é membro colaborador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus de Codó

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atuação na área de catálise homogênea, com ênfase na oxidação de hidrocarbonetos. Atualmente, é lider do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) e apresenta como principais linhas de pesquisa a Divulgação científica e Aprendizagem Cooperativa voltada para o ensino de química.

Severina Coêlho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão, Campus de Codó

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar, atuando na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e professora da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó. Atua como colaboradora no grupo de pesquisa em Ensino de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó.

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Publicado

01-04-2016

Como Citar

Mury, D. F. T., Cantanhede, L. B., & Cantanhede, S. C. da S. (2016). ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 37–47. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.861

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