MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.734Resumo
Este artigo analisa a preferência dos alunos dos cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) quanto aos materiais impressos e digitais disponibilizados. O objetivo geral é refletir, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, sobre a importância dos materiais impressos para os alunos que estudam na modalidade de educação a distância. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário entre os alunos, apurando a preferência deles quantos aos formatos impresso e digital do material. A pesquisa identificou que, apesar das possibilidades proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o material impresso ainda é uma alternativa necessária para a EaD, principalmente para os alunos dos cursos de graduação, que são, em grande parte, desprovidos do acesso frequente à internet ou até mesmo de aparatos tecnológicos. A pesquisa pretende contribuir, essencialmente, para elucidar a relevância que os materiais didáticos têm, independentemente do formato, para o processo de ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade de EaD.Downloads
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