SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Iraci de Oliveira Moraes Schmidlin
  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.713

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir o conceito de Presença no contexto da Educação a Distância, bem como de apresentar as formas e classificações do conceito de presença. Quais são as formas de estar presente nas situações cotidianas, como na aprendizagem a distância, considerando o avanço das tecnologias digitais e da comunicação via web? O artigo traz pistas para responder essa pergunta, através de uma compilação bibliográfica e de levantamento de conceitos sobre o tema, com o objetivo principal de demonstrar formas de presença do aluno na EaD, além de discutir o conceito de presença e suas interrelações com os conceitos de educação, distância e ausência. A discussão contribui para estudos sobre a presença na educação, bem como para compreender o processo de aprendizagem do aluno, seja no contexto presencial, seja na modalidade semipresencial.

Downloads

Publicado

23-02-2015

Como Citar

Schmidlin, I. de O. M., & Joye, C. R. (2015). SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.713

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)