SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.713Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir o conceito de Presença no contexto da Educação a Distância, bem como de apresentar as formas e classificações do conceito de presença. Quais são as formas de estar presente nas situações cotidianas, como na aprendizagem a distância, considerando o avanço das tecnologias digitais e da comunicação via web? O artigo traz pistas para responder essa pergunta, através de uma compilação bibliográfica e de levantamento de conceitos sobre o tema, com o objetivo principal de demonstrar formas de presença do aluno na EaD, além de discutir o conceito de presença e suas interrelações com os conceitos de educação, distância e ausência. A discussão contribui para estudos sobre a presença na educação, bem como para compreender o processo de aprendizagem do aluno, seja no contexto presencial, seja na modalidade semipresencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.