FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS

Autores

  • Eliana Alves Moreira Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Carla Anaile Moreira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.725

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos.

Biografia do Autor

Eliana Alves Moreira Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

O referido autor faz parte da diretoria de educação a distância (DEaD) do IFCE.Possui mestrado em Ciência da Computação , com a area de concentração em Informática educativa. Licenciada em Quimica , pela UECE e em Ciencias (UECE). Possui Especialização em  Planejamento educacional(universidade Salgado de Oliveira). Coordenadora de Tutores do curso de especialiazação em turismo e hospitalidade (IFCE). Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza na área de ciencias da natureza.

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC / 2010), mestre em Informática Educativa (UECE/CEFET-CE / 2005), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNICAP-PE / 1989) e Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1987); Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Ceará  Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de Software Educativo e/ou Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para Física e Matemática. É ainda professor de Física do IFCE e Tutor à distância, Formador e Especialista em Conteúdos da Universidade Aberta do Brasil e demais programas de educação aberta e a distância do IFCE e do Instituto UFC Virtual.

Cassandra Ribeiro Joye, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Realizou um ano de estágio doutoral na Universitè de Genève-UNIGE/TECFA: Technologies de la Formation e de lAprentissage. É professora e pesquisadora do INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (anterior CEFETCE). Coordena a Diretoria de Educação a Distância do IFCE-DEAD- e seus cursos da Universidade Aberta do Brasil -UAB- bem como projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de EAD.

Carla Anaile Moreira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada no Curso de Letras/ Português-Literatura, na Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Tem experiência na coordenação de projetos sociais, educação a distância, economia solidária, inclusão digital, formação de leitores, cultura e produção de eventos, literatura, assim como na atuação em movimentos sociais e de software livre.

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Publicado

25-11-2015

Como Citar

Moreira Leite, E. A., Sales, G. L., Joye, C. R., & de Oliveira, C. A. M. (2015). FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(2), 53–60. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.725

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