FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i2.725Resumo
Este artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos.
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