A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE

Autores

  • Marília Maia Moreira Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Ana Cláudia Uchôa Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1321

Resumo

Este artigo apresenta uma análise qualitativa das narrativas de uma amostra composta por professores-tutores da licenciatura em Matemática semipresencial, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sobre a adequabilidade do material didático de Cálculo. O referencial teórico pautava-se em estudos baseados nas metodologias de produção e ensino, respectivamente, Design Instrucional Contextualizado e a Sequência Fedathi (SF). Como instrumental, utilizou-se um roteiro de entrevista individual com os sujeitos participantes (professores-tutores), composto por perguntas respaldadas nas etapas da SF. As reflexões a partir dos resultados indicam que havia elementos presentes da metodologia de ensino SF no material didático de Cálculo I em um nível microestrutural, ou seja, em cada aula. Concluiu-se, a partir da análise, que a SF é, pedagogicamente, uma metodologia de ensino possivelmente recomendável para elaboração de um material didático de Matemática para um curso semipresencial de sua área, contudo, corre-se o risco de nem todas as etapas serem exequíveis, por exigirem a presença física do discente, demandando estudo e readequação da metodologia para o ensino à distância.

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Publicado

01-03-2018

Como Citar

Moreira, M. M., Joye, C. R., Araújo, A. C. U., & Borges Neto, H. (2018). A Sequência Fedathi na Produção do Material Didático de Matemática: Estudo de Caso do IFCE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(1), 8–17. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1321

Edição

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