A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves
  • Hermínio Borges Neto

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i1.441

Resumo

Este artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacam-se alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática.

Downloads

Publicado

16-05-2011

Como Citar

Regis Vieira Alves, F., & Borges Neto, H. (2011). A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Conexões - Ciência E Tecnologia, 5(1), 22–26. https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i1.441

Edição

Seção

Artigos