UMA SEQUENCIA DE ENSINO PARA A AQUISIÇÃO DO CONCEITO DE DERIVADAS PARCIAIS, DIRECIONAIS E TEOREMAS CORRELATOS NO CÁLCULO EM VÁRIAS VARIÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v1i1.137Resumo
Desenvolvemos um estudo exploratório, com a obtenção direta dos dados descritivos no ambiente natural onde se concretiza o ensino de matemática com a participação direta do pesquisador, com o objetivo de descrever a aquisição do conceito de derivadas parciais e direcionais de funções z=f(x,y) simbolizadas por ∂f/∂x (x,y),∂f/→(x,y). ∂u Desde que em tal aquisição temos a necessidade de promover a utilização do raciocínio intuitivo e lógico do aluno, analisamos também a compreensão de alguns teoremas relacionados. Antes de iniciar a observação participante, no segundo semestre de 2006, com os alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET em Juazeiro do Norte, desenvolvemos um extenso levantamento documentário respeitando as etapas previstas por Bervian e Cervo (2003). Nesta fase do estudo identificamos elementos de natureza epistemológica, histórica e metodológica presentes nos livros didáticos que pudessem funcionar como obstáculos epistemológicos para os conteúdos há pouco citados. Após a finalização deste momento, passamos para as situações de observação, nas quais desenvolvemos atividades baseadas em pressupostos didático-metodológicos da Seqüência Fedathi – SF. Desde que a SF se aplica às situações de experimentação e recriação em determinados aspectos, do ambiente de trabalho do matemático profissional, decidimos por sua escolha como metodologia de ensino, integrada às formulações de Perminov (1988), na caracterização dos elementos cognitivos mobilizados em situações-problema que requerem o raciocínio intuitivo dos sujeitos.Downloads
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