RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • Francisco Ricardo Nogueira Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • José Alberto Duarte Maia Universidade Federal do Ceará
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.909

Resumo

O nosso desafio como professor é possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em Matemá- tica buscando meios de garantir a formação de cidadãos capazes de reconhecer o seu papel na sociedade. Buscamos focar em ações que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruências de triângulos. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didática para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece a aprendizagem do aluno e coloca o professor como mediador no processo de sistematização das ideias matemáticas necessárias para o desenvolvimento cognitivo do aluno. O objetivo do nosso estudo consiste em proporcionar aos alunos do curso de licenciatura em Matemática do IFCE - Campus Canindé, um minicurso sobre a utilização do GeoGebra como ferramenta didática para a resolução de problemas de Geometria Plana. Para a análise e coleta de dados foi realizado o estudo do PPC do curso e ministrado um minicurso introdutório de GeoGebra para 21 alunos matriculados na disciplina de Geometria. Os instrumentos de pesquisa foram: 02 questionários diagnósticos, a observação e o registro fotográfico. As análises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram receptivos ao uso do software GeoGebra. O minicurso e as atividades didáticas tiveram um bom nível de aceitação por parte dos futuros professores de Matemática. As conclusões ressaltam que o uso do GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didática alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinâmica e interativa para se aprender Matemática.

Biografia do Autor

Francisco Ricardo Nogueira Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2004), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, UECE (2009), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2011) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2015). Atualmente é professor da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, EAMCE e do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, IFCE, tutor semipresencial pela Universidade Aberta do Brasil, UAB pelo Instituto UFC Virtual e pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, IFCE, tem experiência nas áreas de Matemática e Ensino de Matemática, atuando nos seguintes temas: ensino de álgebra e geometria; Matemática aplicada; uso de softwares matemáticos para o ensino de geometria, álgebra e trigonometria, e; na construção e uso de jogos no ensino de Matemática.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e pareceristas dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MACIMAT/IFCE (acadêmico). Coordenador Institucional do projeto DINTER entre IFCE - UNIAN/SP em Educaçáo Martemática 2015/2018

José Alberto Duarte Maia, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Matemática e concluí o mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Ceará (2002). Conclui o doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), sendo orientado pelo professor Israel Vainsencher.. Atualmente sou professor adjunto II da Universidade Federal do Ceará. Tenho experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria Enumerativa, Geometria Birracional, Teoria da Interseção. Nos últimos anos tenho me aproximado das questões relativas ao ensino de matemática. Estou no meu segundo mandato como coordenador do curso de licenciatura em matemática na UFC e desde de 2011 sou coordenador da área de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFC)

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1993), graduação em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1991) com habilitação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Matemática. Coordenadora do subprojeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2011). Coordenadora institucional do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI (2013) na área de Matemática e Física. Coordenadora Institucional do Programa Novos Talentos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino e aprendizagem, ensino-aprendizagem, matemática e ensino de matemática.

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (6º ao 9º ano): matemática. Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf >. Acesso em: 30 jun. 2015.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores associados, 2006. (Coleção formação de professores).

HOHENWARTER, m.; HOHENWARTER, j. Ajuda Geogebra: manual oficial da versão 4.4. Tradução e adaptação para o português de Portugal. São Paulo: Projeto GeoGebra online, 2009. Disponível em: < http://static.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf >. Acesso em: 17 abr. 2015.

KUSIAK, R. S.; PRETES, R. F.; FRANZIN, D. R. F. A utilização do software geogebra no ensino de geometria plana: uma experiência PIBID. In: Anais do 1o Seminário Nacional de Inclusão Digital. Passo Fundo: [s.n.], 2012. Disponível em:

<http://gepid.upf.br/senid/2012/anais/96196.pdf>. Acesso em: 13 maio 2015.

LEIVAS, J. C. P. Resolução de problemas geométricos usando o geogebra. I CONGRESSO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA DE AMÉRICA CENTRAL Y EL CARIBE – I CEMACYC. http://www.centroedumatematica.com/memoriasicemacyc/200-379-1-DR-T.pdf, 2013. Acesso em: 21 mar. 2015.

LENZ, E. A.; FERRAZ, I. R.; ITO, G. C. Ferramentas de informática: usando os recursos da informática para ensino e aprendizagem de Matemática. 2007. 30 f. Disponível em:< http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo8653.pdf >. Acesso em: 10 maio 2015.

LIEBAN, D. E. Resolução de problemas geométricos com o software geogebra, valorizando a interatividade no processo de ensino aprendizagem. CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DE GEOGEBRA 2012. Uruguay, 2012. Disponível em: < http://www.geogebra.org.uy/2012/actas/40.pdf >. Acesso em: 01 fev. 2015.

LIMA, L. d. A.; LIMA, A. G. B. O uso do software matematica como ferramenta de auxilio ao ensino de graduação em engenharia mecânica. http://www.dee.ufrj.br/VIIEEE/VIEEE/enanais.htm, 2000. Acesso em: 8 maio 2015.

LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. Reflexões sobre o uso do geogebra e o ensino de geometria euclidiana. Informática na educação: teoria & prática, v. 16, n. 1, p. 149 – 160, 2013. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104/25946 >. Acesso em: 20 mar. 2015.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implantação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

MOURA, E. M. F. d. Geometria: problemas sem problemas. Rio de Janeiro: Editora XYZ, 2012. 503p, 2012.

MUNIZ NETO, A. C. Geometria. Rio de Janeiro: Editora SBM, 2013. 471p, 2013.

MüLLER, T. M. P. A fotografia como instrumento e objeto de pesquisa: imgens do estado e da imprensa do cotidiano de crianças e adolescentes do serviço de assistência ao menor (sam). 29o Reunião Anual da Anped, 2006, Caxambu. Educação, Cultura e Conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. Caxambu : Anped, 2006. v. 01. http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT02-

–Int.pdf, 2006. Acesso em: 06 fev. 2015.

NASCIMENTO, M. L. do; COUTINHO, A. P. C.; SÁ, D. A. de. Análises de produções escritas sobre abrigos para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: São João Del Rei, 2010, 2010. Disponível em: < http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n1/sumario_51.pdf >. Acesso em: 3 mar. 2015.

POLYA, G. Sobre a resolução de problemas de matemática na high school. KRULIK, Stephen; CORBO, Olga. A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução de Hygino H. Domingues; Robert E. Reys. São Paulo, SP: Atual, 2010. 343 p., 2010.

REZENDE, E. Q. F.; QUEIROZ, M. L. B. d. Geometria euclidiana plana: e construções geométricas. 2º ed. São Paulo: Editora da Unicamp, 2010. 260p., 2010.

Downloads

Publicado

01-04-2016

Como Citar

Vasconcelos, F. R. N., Vieira Alves, F. R., Duarte Maia, J. A., & de Lima, I. P. (2016). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 134–142. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.909