A Educação profissional e tecnológica no sistema penitenciário brasileiro: terreno fértil à ressocialização dos encarcerados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3503

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ressocialização. Reinserção social. Políticas públicas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o segmento de Jovens e Adultos, dentro do sistema prisional brasileiro, discutindo sobre sua pertinência no contexto de ressocialização. Quanto à metodologia empregada, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, mediante discussão do ordenamento jurídico e investigação de publicações sobre o assunto em análise. Além do mais, constata-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida dentro dos presídios brasileiros ainda possui deficiências no que diz respeito à formação dos educadores, à prática pedagógica, à preparação dos ambientes prisionais em que as aulas serão ministradas e à oferta de materiais adequados para os professores e alunos, dentre outras deficiências. Em suma, infere-se que os resultados obtidos demonstraram a grande relevância da implementação das políticas públicas de educação, destinadas aos encarcerados, haja vista que são consideradas um importante instrumento de ressocialização capaz de promover o melhor aproveitamento dos recursos públicos investidos nas pessoas encarceradas, de modo que a sociedade é beneficiada no momento em que aquelas retornam à convivência social.

Biografia do Autor

Roinuj Tamborindeguy Batista de Albuquerque Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação (UFU). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC) e Educação (UNICAMP). Especialista em GestãoEscolar (FVJ); Educação a Distância (UCAM); Educação Inclusiva (FESL); Gestão Pública (UNILAB); Gênero e Diversidade na Escola (UFC); Psicopedagogia (UCAM);Neuropsicopedagogia (FLATED); Educação Infantil (FLATED); Serviço Social e Políticas Públicas (INTERVALE/MG); Serviço Social Organizacional (INTERVALE/MG);Metodologia da Língua Portuguesa (INTERVALE/MG); Docência na Educação Básica (IFMG); Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (UNILAB); Gestão Empresarial(Intervale/MG); Educação de Jovens e Adultos (IFRO); Metodologia da Educação a Distância (Intervale); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFPI); Ciências Humanase Sociais Aplicadas (UFPI); Matemáticas e suas Tecnologias (UFPI); Linguagens e suas Tecnologias (UFPI); Pedagogia Empresarial (Intervale/MG). Pós-graduando emEducação Digital (SESI-SC) e Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFAC)Graduação em Pedagogia (UECE); Letras Português-Inglês (FGD); Letras Português-Espanhol (FGD) e Serviço Social (UNIP). Escreve sobre Cuestión Social E Modo De Producción Capitalista; L'enseignement Professionnel Et Technologique; Les DéfisContemporains De La Formation Continue; Distance Education In The Center For Youth And Adult; A Evolução Histórica Do Direito Empresarial; Motivação Laboral; AtuaçãoDo Caps Ad; Turismo; Avaliação do processo de ensino-aprendizagem; EaD; Direito Administrativo; Educação Especial e Inclusiva; Direitos LGBTQIA+; Drogadição;Neoliberalismo na educação; EJA; Controladoria e Gestão Pública; Educação Financeira; Ensino de História na Educação Básica; Psicopedagogia; Avaliação da política públicapenitenciária do estado do Ceará e seus desdobramentos educativos; Formação de professores; A precarização do trabalho docente; Universidade, currículo eneodesenvolvimentismo; Acessibilidade física no ambiente escolar; Educação Ambiental; Gênero, diversidade e Direitos Humanos; Dramatização na construção de umaaprendizagem significativa, dentre outros temas. E-mail: pedagogo.uece@hotmail.com

Antonia Jozilane dos Santos Nascimento, Prefeitura Municipal de Itapipoca

Graduada em Licenciatura em Letras - Português (UFC); Especializada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FAVENI). Atualmente, professora do quadro da Secretaria de Educação do Município e Estado do Ceará, com experiências profissionais nas áreas de Língua Portuguesa, Redação e Língua Inglesa.

Ana Cláudia Uchôa Araújo, Instituto Federal do Ceará

Graduação em Pedagogia- UFC (2003); Mestrado em Educação, UFC (2010), Doutorado em Educação, UFC (2015), Pós-Doutorado em Educação pela UFC, na Linha de Pesquisa História e Educação Comparada, no Eixo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Educação a Distância (2021), apresentando o relatório Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada - Formação em Ensino Híbrido. É Servidora Pedagoga, no Instituto Federal do Ceará, lotada no Campus de Fortaleza, atuando como Pró-Reitora de Extensão, desde março de 2021. É estudante voluntária no Projeto Lumiar, realizando acompanhamentos psicopedagógicos supervisionados junto a crianças e/ou adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada.

Maria Celine Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Pedagogia na Faculdades Integradas de Uberaba. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia e Fundamentos da Educação. Mestrado em Educação pela UFU. Doutorado pela PUCSP no Programa de Educação/Currículo. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP, no programa do Dpto. Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Atualmente é Professora ASSOCIADA na Universidade Federal de Uberlândia, FACED, em Uberlândia-MG. Foi professora adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG, por mais de 5 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores,Didática e Metodologia do Trabalho Científico. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Gestão Democrática; Educação Superior; Qualidade de Ensino e Inclusão Educacional e Social. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Coordenadora Institucional do PIBID/UFTM de 2009 a 2013. Participa em congressos com apresentação de trabalhos em várias regiões do País. Desenvolve pesquisa com projetos aprovados e financiados pela FAPEMIG e CNPQ. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),Linha Formação de professores e cultura digital. Docente Permanente no Programa de Pós graduação Mestrado em Educação da Universidade de Uberlândia (UFU) linha Estado, Políticas e Gestão em Educação. Integante do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores e GEPPOPE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas . E-mail: marcelbor@gmail.com , mariacelia@ufu.br

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Publicado

04-10-2024

Como Citar

Albuquerque Junior, R. T. B. de, Nascimento, A. J. dos S., Araújo, A. C. U., & Borges, M. C. (2024). A Educação profissional e tecnológica no sistema penitenciário brasileiro: terreno fértil à ressocialização dos encarcerados. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022022. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3503

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

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