A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFCE, CAMPUS IGUATU - O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA

Autores

  • Adriana Alves Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu
  • Guilherme Brito Lacerda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.788

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar a inserção do Serviço Social na Assistência Estudantil do IFCE, Campus Iguatu, delineando seus primeiros passos, com vista a apreender as contribuições da prá- tica profissional do Serviço Social junto à assistência ao educando no momento histórico determinado. Configura-se como um estudo de caso retrospectivo e descritivo, com base no período de 2007 a 2011, sem generalizações, impactos ou relações causais. Como fundamentação teórica o estudo referenciou-se em leis, normas e portarias e demais arcabouços jurídicos que embasam a Política de Educação Brasileira e Assistência Estudantil além de literatura já produzida no Serviço Social sobre educação. Do estudo foi possível uma reflexão crítica das ações desenvolvidas, bem como a constatação de que o ingresso do Serviço Social no Campus Iguatu deu-se em virtude das exigências das determinações sociais, econômicas e políticas das expressões da questão social na sociedade com seus rebatimentos para a área de educação, os quais exigiram ações específicas desta área na assistência ao estudante.

Biografia do Autor

Adriana Alves Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu

Assistente Social, Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira, Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no IFCE, Campus Iguatu.

Guilherme Brito Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte

Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri-Urca, possui Especialização em Língua Portuguesa pela mesma Universidade e em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT. Concluiu Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte, onde Coordena o Napne - Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais, o Núcleo de Tecnologias Educacionais em Educação a Distância - Ntead e a CCC -  Comissão Coordenadora de Concursos.

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Publicado

26-06-2015

Como Citar

Silva, A. A., & Lacerda, G. B. (2015). A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFCE, CAMPUS IGUATU - O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(1), 17–25. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.788