A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFCE, CAMPUS IGUATU - O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.788Resumo
O presente estudo objetiva apresentar a inserção do Serviço Social na Assistência Estudantil do IFCE, Campus Iguatu, delineando seus primeiros passos, com vista a apreender as contribuições da prá- tica profissional do Serviço Social junto à assistência ao educando no momento histórico determinado. Configura-se como um estudo de caso retrospectivo e descritivo, com base no período de 2007 a 2011, sem generalizações, impactos ou relações causais. Como fundamentação teórica o estudo referenciou-se em leis, normas e portarias e demais arcabouços jurídicos que embasam a Política de Educação Brasileira e Assistência Estudantil além de literatura já produzida no Serviço Social sobre educação. Do estudo foi possível uma reflexão crítica das ações desenvolvidas, bem como a constatação de que o ingresso do Serviço Social no Campus Iguatu deu-se em virtude das exigências das determinações sociais, econômicas e políticas das expressões da questão social na sociedade com seus rebatimentos para a área de educação, os quais exigiram ações específicas desta área na assistência ao estudante.
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