A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO IFCE

Autores

  • Ana Cláudia Uchôa Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Daniele Luciano Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Elizabeth Matos Rocha Universidade Federal da Grande Dourados
  • Gina Maria Porto de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.738

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de expansão da Educação a Distância (EaD) no estado do Ceará, por meio da oferta de cursos de nível superior e técnico oferecidos através desta modalidade, no âmbito dos programas em parceria com  a Universidade Aberta do Brasil, Rede e-Tec Brasil, e o Programa Brasil Profissionalizado. Constata-se que a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394/96, diversas políticas educacionais têm sido criadas, objetivando a expansão da educação e, consequentemente, a inclusão social. . O objetivo desse estudo de caso é apresentar um mapeamento da expansão da EaD, no caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE). Como dados conclusivos, podemos apresentar que o avanço das TIC vem contribuindo para democratização e universalização do ensino em todos os níveis educacionais e nas diversas regiões do estado do Ceará. Infere-se, assim, que esse processo conduz a comunidade cearense ao crescimento pessoal e profissional, refletindo diretamente no desenvolvimento regional, dados que devem ser investigados em estudos posteriores.

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Publicado

23-02-2015

Como Citar

Araújo, A. C. U., Marques, D. L., Rocha, E. M., & Aguiar, G. M. P. de. (2015). A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO NO IFCE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.738

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