A EXPANSÃO E A ORGANIZAÇÃO DA REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (REDE E-TEC) NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Autores

  • Francisca Natália Sampaio Pinheiro Monteiro IFCE
  • Diana Diógenes Góis IFCE
  • Ana Cláudia Uchôa Araújo IFCE
  • Márcio Daniel Santos Damasceno IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.703

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal apresentar a Rede e-Tec Brasil, programa que oferta cursos técnicos na modalidade a distância, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), interiorizando o acesso à educação pública e profissional de qualidade. O trabalho discute o processo de expansão da Rede e-Tec dentro da referida instituição, além de sua organização, que conta com uma equipe multidisciplinar, além dos profissionais da gestão. A Rede e-Tec no IFCE é um dos projetos da atual Diretoria de Educação a Distância do IFCE. A intenção é analisar a expansão desse projeto desde sua implantação em 2008 no IFCE, bem como apresentar o organograma de seu funcionamento, que atende às especificidades da educação a distância, bem como, às particularidades do programa.

Biografia do Autor

Francisca Natália Sampaio Pinheiro Monteiro, IFCE

Professora de Língua Espanhola e Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Aracati. Designer Instrucional da Rede e-Tec, na Diretoria de Educação a Distância da referida instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Linguística também pela UFC.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e ensino de Língua Estrangeira e em Educação a Distância.

Diana Diógenes Góis, IFCE

Atualmente faz pós-graduação com especialização em Design Instrucional no Senac e trabalha como designer instrucional no Programa e-Tec/IFCE. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2013).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão digital, informática educativa, educação a distância e formação de professores.

Ana Cláudia Uchôa Araújo, IFCE

Estudante de Doutorado em Educação Brasileira (UFC), pelo Eixo de Educação Comparada e Linha de Pesquisa de História da Educação Comparada e Mestre em Educação Brasileira (UFC), pelo Eixo de Avaliação Curricular e a Linha de Pesquisa de Avaliação Educacional. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFCE). Formada em Pedagogia (UFC). Pedagoga concursada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no Campus Fortaleza, exercendo o acompanhamento técnico-pedagógico dos Cursos vinculados à Chefia de Departamento de Química e Meio Ambiente. Coordenadora Adjunta Institucional do Sistema e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil), no âmbito do IFCE. Com experiência na área de Educação, atua ainda em áreas afins como Educação Comparada, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância, Avaliação Educacional e Avaliação Curricular.

Márcio Daniel Santos Damasceno, IFCE

Possui graduação em licenciatura plena para a graduação de professores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos. Já foi Diretor Administrativo do Campus de Cedro. Fez parte da equipe de implantação dos campim de Crateús e Tauá. É membro da CPA do Instituto. Avaliador do programa FIES técnico. Atualmente é Coordenador Geral da Rede e-Tec no Ceará.

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Publicado

01-07-2015

Como Citar

Monteiro, F. N. S. P., Góis, D. D., Araújo, A. C. U., & Damasceno, M. D. S. (2015). A EXPANSÃO E A ORGANIZAÇÃO DA REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (REDE E-TEC) NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE). Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.703

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