ASPECTOS EMOCIONAIS NO ENSINO REMOTO E METODOLOGIAS ATIVAS: ANÁLISE À LUZ DO CONCEITO DE AFETIVIDADE DE WALLON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2733

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem, metodologias ativas, afetividade

Resumo

As instituições de ensino adotaram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para realização das aulas remotas durante a pandemia. Visto que as metodologias ativas têm promovido um aprendizado mais autônomo aos estudantes, podemos considerar que utilizá-la conjuntamente com recursos tecnológicos alcança-se uma alternativa promissora para futuras situações de isolamento social? Analisamos essa possibilidade sob a ótica do conceito de afetividade apresentado por Henri Wallon, tendo como base as experiências de ensino durante a pandemia. Destacamos, por meio desta pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, os conceitos fundamentais presentes na literatura e apresentamos preocupações com os aspectos emocionais dos estudantes. Partimos do pressuposto walloniano que o ser humano é inseparável do mundo (entre-deux), não sendo possível diferenciar a pessoa-estudante, que precisa corresponder as demandas acadêmicas, da pessoa-humana, passíveis de emoções e sentimentos. Desta forma, consideramos que as cobranças escolares podem comprometer a saúde mental dos aprendizes mesmo utilizando as melhores práticas educativas. Expomos, também, algumas recomendações de boas práticas para às unidades de ensino a serem utilizadas contextos semelhantes de aprendizagens ulteriores.

Biografia do Autor

Felipe Omena Marques Alves, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando em Ciência da Computação no Centro de Informática (UFPE) e Professor do Instituto Federal, campus Floresta. É mestre em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica de Pernambuco (2014), onde trabalhou com Inteligência Computacional e Orientação a Aspectos e graduado em Sistemas de Informação (2012). Leciona disciplinas relacionadas à Engenharia de Software sobretudo na área de programação e se dedica a pesquisas na área de Aprendizagem e Tecnologia.

Ana Cleide da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS pela ESCOLA SUPERIOR DE RELACOES PUBLICAS (2002). Mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE (2021). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Pernambuco.

Luciana de Andrade Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Formada em Ciências Econômicas pela UFPE (1997), tendo realizado o Mestrado em Sociologia pela UFPE (2001), com ênfase nas áreas de Sociologia Política, Métodos Quantitativos, Cidadania e Participação Política. Com experiência de 6 anos em ministrar aulas de Sociologia e de Metodologia Científica em diversas instituições de ensino superior, em Recife e em Brasília. Tenho interesse por estudos em áreas como Desenvolvimento Socioeconômico, Desigualdade Social e Sociologia da Educação. Acredito que o conhecimento científico acumulado pela humanidade deve estar a serviço da mesma, promovendo mais desenvolvimento e oportunidades sociais, especialmente na área das humanidades.

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes de aprendizagem. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC CAPES 7) no qual é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. Em sua atuação associativa foi vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (2019-2021), membro da Diretoria de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (2019-2021), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2020-2021), Presidente da Comissão Especial de Informática Educativa - CEIE da SBC (2020-2021), e, membro da Comissão Especiais de Interação Humano Computador - CEIHC da SBC (2010-2011). Coordenou 30 eventos eventos nacionais e internacionais, dentre eles CBIE e IHC, promovidos pela SBC, Hipertexto e Ctrl-E. Publicou mais de 400 trabalhos em periódicos especializados, anais de eventos, livros e capítulos. Orientou ou co-orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Foi professor visitante na Faculdade de Educação da UFC (Campus do Benfica), no Departamento de Ciência da Computação da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, no Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Computação Gráfica IGD, Alemanha, e no Centro de Pesquisa Digital Etnográfica (DERC) - RMIT University, Austrália e Centre for Research in Education (CREN), University of Nantes. Exerce funções de assessoria na CAPES, CNPq, FACEPE, FAPESB e FAPITEC. Em 2018 foi agraciado com o Prêmio Tércio Pacitti pela Sociedade Brasileira de Computação por sua atuação no cenário nacional em prol da Educação em Computação. Atuou em projetos de inovação tecnológica em cooperação com empresas: CAPES, Cesar, EMBRAPA, In Forma Software, Instituto Ayrton Senna, Grupo Positivo, Ministério da Educação, MV sistemas, Samsung, Sebrae, SENAC. Atua com Educação e Popularização de C&T editando livros para formação de professores - Série Professor Criativo - e difusão do Pensamento de Design. Atua com empreendedorismo inovador como mentor da start up Redu.Digital, incubada no Pólo Tecnológico da UFPE.

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Omena Marques Alves, F., Cleide da Silva, A., de Andrade Araújo, L., & Sandro Gomes, A. (2023). ASPECTOS EMOCIONAIS NO ENSINO REMOTO E METODOLOGIAS ATIVAS: ANÁLISE À LUZ DO CONCEITO DE AFETIVIDADE DE WALLON. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022015. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2733

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.