Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente

Autores

  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação PPGCC - IFCE
  • Joana Laysa Lima Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação PPGCC - IFCE
  • Alexandra Joca Gonçalves Secretaria de Educação - SEDUC - do Governo do Estado do Ceará
  • João Batista da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática PPGECM - IFCE
  • Rubens Lopes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática PPGECM - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1181

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia que foca no aluno como ser ativo, assim como analisar a influência do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aula de Física, e o uso da gamificação como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de óptica geométrica em turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para isso foi realizado um estudo de caso sobre o uso da gamificação da sala de aula como estratégia pedagógica. Além disso, buscou-se potencializar essa estratégia usando as TDIC que foram em suas mais diversas formas e tipos de recursos digitais: glossário hipertextual, construção de páginas wiki e Quizzes com suporte no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Ao final da pesquisa concluiu-se que, de fato, a gamificação foi um fator que motivou a participação dos alunos na aula e na construção do seu conhecimento.

Biografia do Autor

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação PPGCC - IFCE

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC / 2010), mestre em Informática Educativa (UECE/CEFET-CE / 2005), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNICAP-PE / 1989) e Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1987); Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Ceará e defendeu sua tese de doutorado no Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC em Nov 2010. Nessa tese, que trata de um instrumento de avaliação para ambientes virtuais de aprendizagem, denominado Learning Vectors-(LV) obteve o prêmio de melhor Tese de 2010 no concurso do SBIE/WIE 2011 promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de Software Educativo e/ou Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para Física e Matemática. É ainda professor de Física do IFCE e Tutor à distância, Formador e Especialista em Conteúdos da Universidade Aberta do Brasil e demais programas de educação aberta e a distância do IFCE e do Instituto UFC Virtual.

Joana Laysa Lima Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação PPGCC - IFCE

Possui graduação em Telemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2009). Tem experiência na área de Informática Educativa, ministrando cursos de Informática Básica e Avançada em software livre e Hardware e exercendo tutoria à distância em diversas disciplinas do curso de Informática no ETEC Brasil. Tem experiência em educação atuando como professora e orientadora de estágio do curso de Informática e Redes de Computadores na EEEP Mário Alencar. Tem preferência pelas linhas de pesquisa relacionadas à Educação à Distância (EaD) e Redes de Computadores

Alexandra Joca Gonçalves, Secretaria de Educação - SEDUC - do Governo do Estado do Ceará

MSc em Computação Aplicada com linha de pesquisa em Informática Educativa (UECE/IFCE, 2016), Especialista em Informática Educativa (EspIE/FA7, 2010), Graduada em Letras Inglês/Português com habilitação nas respectivas Literaturas (FGF, 2007) e Graduanda em Sistemas de Informação pela Unichristus, com previsão de término em dezembro de 2016. Possui experiência em Informática Educativa, com ênfase inclusive em EAD, atuando como Tutora a Distância, Formadora e Professora de Especialização, nos cursos de graduação e técnicos, das instituições UFC e IFCE, em ambas as áreas de formação. Atualmente é professora da rede particular de ensino de curso livre lecionando Língua Inglesa no Christus Idiomas e professora efetiva de Língua Inglesa lotada no Laboratório Escolar de Informática (LEI) da EEMI João Nogueira Jucá (JNJ), da Secretaria de Educação (SEDUC) junto ao Governo do Estado do Ceará.

João Batista da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática PPGECM - IFCE

Graduado em Física pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE e Mestando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática PPGECM - IFCE

Rubens Lopes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática PPGECM - IFCE

Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática PPGECM - IFCE

Downloads

Publicado

16-03-2017

Como Citar

Sales, G. L., Cunha, J. L. L., Gonçalves, A. J., da Silva, J. B., & dos Santos, R. L. (2017). Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(2), 45–52. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1181

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)