Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico

Autores

  • Edson do Carmo
  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Michelle Guerreiro Cacais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Adaias Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1089

Resumo

No ensino de Matemática, em especial na área de Estatística, existem muitas deficiências, que vão desde a dificuldade em assimilar fórmulas, interpretar gráficos, solucionar problemas até à compreensão de dados estatísticos. Essa constatação evidencia a necessidade da utilização dos avanços tecnológicos associados às novas práticas pedagógicas. Tendo em vista essas dificuldades e tomando por base as recomendações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe-se pôr em prática os princípios progressistas da educação através do Objeto de Aprendizagem (OA) “Tabelando”. Este foi desenvolvido para facilitar a aquisição de conhecimentos específicos e do tópico Distribuição de Frequência com Intervalo de Classe para turmas de Ensino Médio. A metodologia de pesquisa inicia-se com um apanhado teórico em torno do assunto Estatística, aprendizagem significativa e sobre a utilização de OA para o estudo matemático; a seguir, foi concebido, desenvolvido, implementado e avaliado o OA Tabelando; por fim, um questionário de avaliação didático-pedagógico foi aplicado em turmas para veri- ficar seu desempenho e saber do grau de satisfação do usuário. Com base nos dados coletados espera-se obter como resultado dados esclarecedores sobre a real intervenção e contribuição que o OA proposto possa trazer ao ser utilizado em sala de aula.

Biografia do Autor

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC / 2010), mestre em Informática Educativa (UECE/CEFET-CE / 2005), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNICAP-PE / 1989) e Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1987); Atualmente, é professor titular do Instituto Federal do Ceará e defendeu sua tese de doutorado no Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC em nov. 2010. Nessa tese, que trata de um instrumento de avaliação para ambientes virtuais de aprendizagem, denominado Learning Vectors-(LV) obteve o prêmio de melhor Tese de 2010 no concurso do SBIE/WIE 2011 promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de Software Educativo e/ou Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para Física e Matemática. É ainda professor de Física do IFCE e Tutor à distância, Formador e Especialista em Conteúdos da Universidade Aberta do Brasil e demais programas de educação aberta e a distância do IFCE e do Instituto UFC Virtual.

Downloads

Publicado

26-01-2017

Como Citar

Carmo, E. do, Sales, G. L., Cacais, M. G., & Gomes, A. (2017). Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(4), 120–132. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1089

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)