Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1089Resumo
No ensino de Matemática, em especial na área de Estatística, existem muitas deficiências, que vão desde a dificuldade em assimilar fórmulas, interpretar gráficos, solucionar problemas até à compreensão de dados estatísticos. Essa constatação evidencia a necessidade da utilização dos avanços tecnológicos associados às novas práticas pedagógicas. Tendo em vista essas dificuldades e tomando por base as recomendações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe-se pôr em prática os princípios progressistas da educação através do Objeto de Aprendizagem (OA) “Tabelando”. Este foi desenvolvido para facilitar a aquisição de conhecimentos específicos e do tópico Distribuição de Frequência com Intervalo de Classe para turmas de Ensino Médio. A metodologia de pesquisa inicia-se com um apanhado teórico em torno do assunto Estatística, aprendizagem significativa e sobre a utilização de OA para o estudo matemático; a seguir, foi concebido, desenvolvido, implementado e avaliado o OA Tabelando; por fim, um questionário de avaliação didático-pedagógico foi aplicado em turmas para veri- ficar seu desempenho e saber do grau de satisfação do usuário. Com base nos dados coletados espera-se obter como resultado dados esclarecedores sobre a real intervenção e contribuição que o OA proposto possa trazer ao ser utilizado em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.