SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO LEARNING VECTORS (SIG@LV): AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EAD ONLINE

Autores

  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Ricky Paz Persivo Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Allyson Bonetti França Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.724

Resumo

Este artigo trata da concepção, modelagem e desenvolvimento de um modelo de Avaliação em Ead Online – Sistema de Gerenciamento Acadêmico Learning Vectors (SIG@LV). Este modelo de avaliação formativa faz uso de um instrumento baseado em projeções de vetores (Vetores-Aprendizagem), vale-se de linguagem iconográfica (LV Ícones) associada à menções qualitativas (Muito Bom; Bom; Regular; Fraco; Não satisfatório) em substituição ao tradicional sistema de notas. Seu propósito é ser intuitivo e facilitador de intervenções pedagógicas. Aplicado ao ambiente virtual de aprendizagem Moodle e, incorporado às suas ferramentas fórum de discussão, chat, wiki, tarefa e quiz, mostrou-se motivador e regulador de aprendizagens, tanto para tutores como para cursistas.

Biografia do Autor

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC / 2010), mestre em Informática Educativa (UECE/CEFET-CE / 2005), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNICAP-PE / 1989) e Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1987); Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Ceará, Tutor à distância, Formador e Especialista em Conteúdos da dos programas de educação aberta e a distância do IFCE e do Instituto UFC Virtual.

Ricky Paz Persivo Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Engenheiro de Computação com curso tecnico profissionalizante formado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Allyson Bonetti França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professor titular do Instituto Federal do Ceará. Mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará.

Cassandra Ribeiro Joye, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Realizou um ano de estágio doutoral na Universitè de Genève-UNIGE/TECFA: Technologies de la Formation e de lAprentissage. É professora e pesquisadora do INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Coordena a Diretoria de Educação a Distância do IFCE-DEAD- e seus cursos da Universidade Aberta do Brasil -UAB- bem como projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de EAD.

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Publicado

25-06-2015

Como Citar

Sales, G. L., Cunha, R. P. P., França, A. B., & Joye, C. R. (2015). SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO LEARNING VECTORS (SIG@LV): AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EAD ONLINE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.724

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