Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica

Autores

  • Aline Diesel Universidade do Vale do Taquari (Univates)
  • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari (Univates)
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari (Univates)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1074

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de provocar reflexões acerca da afinidade existente entre as metodologias ativas de ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando aspectos que têm implicações mais claras para o contexto escolar. Trata-se de um estudo com matriz metodológica na pesquisa bibliográfica. O referencial teórico que fundamenta este artigo está ancorado no interacionismo, que se reporta à importância da interação social no desenvolvimento do sujeito, defendida por Lev Vygotsky, na concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel, e nos fundamentos de Paulo Freire acerca da autonomia do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir do estudo, evidenciou-se que o método ativo e as TDICs têm elementos em comum, como promover a aprendizagem significativa por meio da interação entre sujeitos, que pode se dar entre aluno-aluno ou professor-aluno, estimulando o senso crítico e a autonomia do estudante. Assim, pressupõe-se que as metodologias ativas de ensino possuem um caráter mais abrangente em relação às TDICs e, em razão disso, as TDICs podem ser consideradas metodologias ativas de ensino.

Downloads

Publicado

01-03-2018

Como Citar

Diesel, A., Neumann Martins, S., & Hepp Rehfeldt, M. J. (2018). Aproximações entre as Metodologias Ativas de Ensino e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Teórica. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(1), 38–44. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1074

Edição

Seção

Artigos