Uma Experiência de Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas Cearenses por meio do Moodle

Autores

  • Jefrei Almeida Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Secretaria da Educação do Ceará
  • José de Sousa Breves Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Marcos José Negreiros Gomes Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1088

Resumo

O uso das tecnologias no ambiente escolar tem motivado diversas pesquisas em todo o mundo. No Brasil, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm ganhado espaço como ferramenta educativa. No entanto, os benefícios desse uso vão além de simplesmente repassar um conteúdo de maneira mais atraente. A interação promovida, os processos cognitivos desencadeados e a construção do conhecimento mediante o uso das ferramentas do AVA promovem a aprendizagem dos discentes e uma experiência formativa para os docentes. Em 2013, realizou-se uma pesquisa utilizando o AVA “Afiando Palavras” com alunos e professores de escolas públicas da rede estadual de educação do Ceará. Essa pesquisa oportunizou aos alunos a utilização de um AVA com proposta pedagógica própria para o ensino da leitura, e aos professores uma formação tendo pautada em sua prática docente e no uso da tecnologia, a partir de temas e necessidades de suas salas de aula.

Biografia do Autor

Jefrei Almeida Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Secretaria da Educação do Ceará

É Mestre em Computação Aplicada pela UECE/IFCE, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (2007). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2002). É escritor e professor, tendo lecionado em diversas escolas da rede particular e da rede pública. Atualmente, trabalha na Secretaria da Educação do Estado do Ceará como Técnico de Aperfeiçoamento Pedagógico, além de ministrar aulas em cursos de Pós-Graduação. É também membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação - GIPEE, na linha de pesquisa Processos linguísticos e saberes docentes. Também exerceu a função de Coordenação Estadual do PROINFO - MEC/SEDUC. Além disso, exerce a função de tutor do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas abordando diversos assuntos, dentre eles: leitura, escrita, ensino de língua materna, mídias educativas, linguagem corporal, ambientes virtuais de aprendizagem e metodologias de ensino em meio digital.

José de Sousa Breves Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

É graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e doutor em Linguística e Língua portuguesa também pela UNESP. É escritor e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Tem experiência não só na graduação e Pós em Letras, como também na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos - EJA (Pós-graduação Lato Sensu). Atualmente, ministra a disciplina Comunicação e linguagem nas licenciaturas em Matemática, Física e Teatro, e ainda a disciplina Produção textual no curso de Engenharia de computação do IFCE. Consultor ad hoc do Ministério da Educação e participante da Olimpíada de Língua Portuguesa - OLP. É também membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação - GIPEE, coordenando estudos e pesquisas para a produção de Sequências Didáticas que contribuam para o Ensino da Leitura e da Produção textual escrita, na linha de pesquisa Processos linguísticos e saberes docentes. A ênfase de seu trabalho está na Metodologia de Ensino da Língua portuguesa, abordando principalmente os seguintes assuntos: leitura, escrita e ensino de língua materna.

Marcos José Negreiros Gomes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Atualmente é professor Associado N da Universidade Estadual do Ceará, Pesquisador do CNPq da área de Pesquisa Operacional, Sócio da Graphvs TI Ltda, possui Pós-Doutorado na Universitè de Montreal-CIRRELT, mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal do Ceará. É o Coordenador Geral do MPCOMP-UECE-IFCE/UFRJ e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração MAAd - UECE. Revisor das Revistas Computers and Operations Research, Pesquisa Operacional e Investigacion de Operaciones, RAIRO, e membro da IFORS/ALIO/SOBRAPO, INFORMS, e SBC. Desenvolveu várias consultorias técnicas em empresas como JMacedo Alimentos, EMLURB, PMF, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Marquise, Donizete Alimentos e outras. Coordena o Projeto CAPES-MES-CUBA 209-13, e coordenou projetos CAPES/COFECUB-França, CNPq-CT, Universal-CNPq, FINEP, e outros. Tem experiência na área de Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Otimização, Modelagem Matemática de Problemas e Sistemas, Datamining, Algoritmos para Computação Massivamente Paralela e em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional. Atua principalmente como Consultor nos seguintes temas: Logística para o Controle de Doenças Urbanas, Roteamento e Escala de Veículos, Apoio a Decisão para Web, Cortes de Peças Regulares e Irregulares, Logística para a Coleta do Lixo, Geoprocessamento Distribuído e Planejamento de Múltiplos Projetos com Restrições. Atualmente realiza pesquisa em algoritmos paralelos para Otimização Combinatória, Cortes Irregulares, Problemas de Clustering com Restrições, SADs com Grafos Dinâmicos e Algoritmos e Modelos Exatos para o Problema de Alocação de múltiplos projetos com Recursos, Algoritmos para o Problema do Caixeiro Viajante Gráfico. Tem trabalhado com o desenvolvimento de aplicações educacionais para Alfabetização de Crianças e Adultos, Ensino da Língua Portuguesa e o Ensino de Matemática através de softwares intuitivos.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Rocha, J. A., Breves Filho, J. de S., & Negreiros Gomes, M. J. (2017). Uma Experiência de Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas Cearenses por meio do Moodle. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(2), 53–62. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1088