Uma Experiência de Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas Cearenses por meio do Moodle
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1088Resumo
O uso das tecnologias no ambiente escolar tem motivado diversas pesquisas em todo o mundo. No Brasil, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm ganhado espaço como ferramenta educativa. No entanto, os benefícios desse uso vão além de simplesmente repassar um conteúdo de maneira mais atraente. A interação promovida, os processos cognitivos desencadeados e a construção do conhecimento mediante o uso das ferramentas do AVA promovem a aprendizagem dos discentes e uma experiência formativa para os docentes. Em 2013, realizou-se uma pesquisa utilizando o AVA “Afiando Palavras” com alunos e professores de escolas públicas da rede estadual de educação do Ceará. Essa pesquisa oportunizou aos alunos a utilização de um AVA com proposta pedagógica própria para o ensino da leitura, e aos professores uma formação tendo pautada em sua prática docente e no uso da tecnologia, a partir de temas e necessidades de suas salas de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.