METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2342

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction.

Resumo

As metodologias ativas vêm ganhando destaque nos processos de ensino-aprendizagem, pois buscam estabelecer uma relação entre os estudantes e o aprendizado, diferente das técnicas de ensino tradicionais, colocando os discentes no centro do processo e promovendo seu engajamento e participação ativa. A metodologia Peer Instruction, ganha destaque entre as metodologias ativas existentes, dada a sua dinâmica e adaptabilidade às disciplinas de diversas áreas. Este texto apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia Peer Instruction na disciplina de Mecânica dos Solos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram que a aplicação da metodologia contribuiu para a melhoria e para a homogeneidade do aprendizado na disciplina, bem como para uma maior interação entre os estudantes, melhorando assim, o relacionamento da turma.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Antonio Júnior Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

13-06-2023

Como Citar

Pereira, A. S. M., & Ribeiro, A. J. A. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022008. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2342

Edição

Seção

Seção de Engenharias

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