DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2163

Palavras-chave:

Ensino de Quiímica, aprendizagem, contextualização

Resumo

No cenário atual da pesquisa em educação, o processo de ensino aprendizagem de ciências tem sido uma temática de constantes debates e discussões. No que concerne ao contexto da sala de aula, é bem conhecido que a maioria dos professores ainda adotam o modelo tradicional de ensino, onde o professor é o detentor do saber e os alunos são tratados como agentes passivos na aprendizagem. Tal modelo de ensino tem se mostrado ineficiente, pois não desperta interesse e curiosidade no educando. Este artigo tem como objetivo identificar os principais problemas que envolvem o processo de ensino aprendizagem de Química, em uma turma de 2° do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, localizada na cidade de Pau dos Ferros, RN. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que utiliza como ferramenta para a coleta de dados um questionário aplicado aos alunos e ao professor da Turma. A partir da análise das respostas é possível identificar que: a falta de recursos, a deficiência em matemática, a não realização de atividades experimentais, e a deficiência em utilizar novas metodologias, são fatores que cooperam para a ineficiência do ensino de Química.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silva Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros . Pós Graduando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) pelo Departamento de Educação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na linha de pesquisa em Ensino de Ciências Exatas e Naturais.

Francisco Ernandes Matos Costa, UFERSA

Tem Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional/MCTI (2011). Fez dois estágios de pós-doutorado: o primeiro no Observatório Nacional/MCTI e o segundo no Instituto de Astronomia e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Atualmente é Prof. Adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e membro do quadro do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia escura, vácuo quântico, quintessência acoplada, criação de matéria e campos escalares. Mais recentemente, tem desenvolvido estudos na área de Descargas Atmosféricas, Física Estatística e Ensino de Física Química e Matemática.

Downloads

Publicado

10-05-2022

Como Citar

Silva Gomes, P. H., & Matos Costa, F. E. (2022). DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022012. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2163

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.