DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

Pedro Henrique Silva Gomes, Francisco Ernandes Matos Costa

Resumo


No cenário atual da pesquisa em educação, o processo de ensino aprendizagem de ciências tem sido uma temática de constantes debates e discussões. No que concerne ao contexto da sala de aula, é bem conhecido que a maioria dos professores ainda adotam o modelo tradicional de ensino, onde o professor é o detentor do saber e os alunos são tratados como agentes passivos na aprendizagem. Tal modelo de ensino tem se mostrado ineficiente, pois não desperta interesse e curiosidade no educando. Este artigo tem como objetivo identificar os principais problemas que envolvem o processo de ensino aprendizagem de Química, em uma turma de 2° do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, localizada na cidade de Pau dos Ferros, RN. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que utiliza como ferramenta para a coleta de dados um questionário aplicado aos alunos e ao professor da Turma. A partir da análise das respostas é possível identificar que: a falta de recursos, a deficiência em matemática, a não realização de atividades experimentais, e a deficiência em utilizar novas metodologias, são fatores que cooperam para a ineficiência do ensino de Química.

Palavras-chave


Ensino de Quiímica; aprendizagem; contextualização

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2163

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