Probabilidade em ação: um jogo digital para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3752

Palavras-chave:

Jogo digital, Anos iniciais do Ensino Fundamental, ensino de probabilidade, Design interativo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar o processo de criação do jogo digital “Probabilidade em Ação” desenvolvido na Plataforma Construct 3, abrangendo, segundo a metodologia de design iterativo de Eric Zimmerman seus aspectos gerais, técnicos e educativos. Esse é voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental e desenvolvido com o propósito de auxiliar alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade. É composto por um percurso, tipo tabuleiro, e dois tipos de cartas: (1) Perguntas: que são situações problemas envolvendo conteúdos de probabilidade; (2) Saiba mais: que trazem informações probabilísticas. Essas cartas contém os objetos de conhecimento e habilidades propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, conectado com o Programa de ensino sobre probabilidade e risco de Peter Bryant e Terezinha Nunes e o documento norte-americano GAISE II para o ensino de estatística e probabilidade. No seu desenvolvimento técnico nós nos apoiamos num processo cíclico de prototipagem, teste, análise e refinamento, buscando agregar elementos e robustez. Quanto aos aspectos educativos, considera-se como uma ferramenta auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem da probabilidade. A forma de realizar os experimentos aleatórios propostos nas situações problemas podem ser utilizados por meio de materiais palpáveis, como em programas computacionais de simulação virtual.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado IV do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC – UFABC (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem). É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória; O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica por meio da Equivalência de Estímulos; e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística e Probabilidade de alunos e professores. As linhas de pesquisa relacionam-se com: concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade e Estatística; Resolução de Problemas, jogos pedagógicos, equivalência de estímulos, tecnologias digitais, livros paradidáticos, análise de livros didáticos e abordagens históricas contribuindo para o ensino de Probabilidade, Estatística e Combinatória. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Orienta pesquisas a nível de Mestrado e Doutorado associadas à Educação Estatística. Tem publicado suas pesquisas em periódicos e eventos científicos em nível nacional e internacional, em livros e capítulos de livro. Atualmente tem parceria de pesquisa com investigadores do Chile, Colômbia, Espanha e Portugal, contribuindo para a pesquisa em Educação Estatística no Brasil e no mundo. É membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Educação Estatística – RELIEE e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Tem contribuído na formação de professores (inicial e continuada) voltada ao ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil e América Latina, como exemplo, Costa Rica, Colômbia e Venezuela. Contribui com pareceres em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador da área de Matemática (Licenciatura em Matemática) para a Residência Pedagógica da Universidade Federal do ABC – UFABC.

Nilceia Datori Barbosa, Universidade Federal do ABC

Doutora e mestra em ensino de matemática pelo programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC. Possui especialização em Ciências e Tecnologia, pela mesma Universidade, e especializações em Educação Infantil e Ensino Lúdico pela Faculdade de Educação São Luís Jaboticabal - FESL. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Conchas/SP e em Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN. Possui habilitação plena em Piano pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos/SP e curso técnico com habilitação específica de Magistério - CEFAM. Atualmente exerce a docência na Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Santo André/SP. Em relação à Educação Musical já atuou como docente e musicista. Quanto às atuações na área da matemática, participou como membro de equipe de cursos de extensão voltado à formação de professores pela Universidade Federal do ABC e também já atuou como assistente pedagógica na Secretaria da Educação de Santo André em projeto voltado aos processos de ensino e de aprendizagem da matemática com ênfase na formação de professores.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Barbosa, N. D. (2024). Probabilidade em ação: um jogo digital para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022030. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3752

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

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