Probabilidade em ação: um jogo digital para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3752Palavras-chave:
Jogo digital, Anos iniciais do Ensino Fundamental, ensino de probabilidade, Design interativoResumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar o processo de criação do jogo digital “Probabilidade em Ação” desenvolvido na Plataforma Construct 3, abrangendo, segundo a metodologia de design iterativo de Eric Zimmerman seus aspectos gerais, técnicos e educativos. Esse é voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental e desenvolvido com o propósito de auxiliar alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade. É composto por um percurso, tipo tabuleiro, e dois tipos de cartas: (1) Perguntas: que são situações problemas envolvendo conteúdos de probabilidade; (2) Saiba mais: que trazem informações probabilísticas. Essas cartas contém os objetos de conhecimento e habilidades propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, conectado com o Programa de ensino sobre probabilidade e risco de Peter Bryant e Terezinha Nunes e o documento norte-americano GAISE II para o ensino de estatística e probabilidade. No seu desenvolvimento técnico nós nos apoiamos num processo cíclico de prototipagem, teste, análise e refinamento, buscando agregar elementos e robustez. Quanto aos aspectos educativos, considera-se como uma ferramenta auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem da probabilidade. A forma de realizar os experimentos aleatórios propostos nas situações problemas podem ser utilizados por meio de materiais palpáveis, como em programas computacionais de simulação virtual.
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