O Fenômeno da evasão em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3324

Palavras-chave:

Cursos técnicos integrados ao ensino médio, Evasão escolar, Instituto Federal de São Paulo

Resumo

Este artigo analisa o fenômeno da evasão em dois cursos técnicos em informática integrados ao ensino médio em dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A escolha do objeto investigado se deu porque tal fenômeno, sobretudo no ensino médio, configura-se como tema de forte tensão de debates em diferentes âmbitos educacionais e políticos. O objetivo é identificar as características da evasão em dois diferentes contextos colocando em evidência os principais fatores/aspectos e atributos que acometem adolescentes e jovens. A investigação se caracteriza como um estudo de caso múltiplo ancorado na abordagem qualiquantitativa, cujos dados estudados compreendem os anos de 2016 a 2018. A pesquisa utilizou documentos oficiais produzidos no âmbito dos campi investigados, contou com observação participante nos Conselhos Pedagógicos bimestrais e a análise dos dados ocorreu por meio da técnica de triangulação de dados. No período analisado, os índices da evasão nos dois campi são decrescentes, sendo as turmas de primeiros anos aquelas em que a incidência da evasão é maior, diminuindo nos anos subsequentes. Os resultados apontam para uma multicausalidade do fenômeno da evasão e uma correlação com a retenção. A falta de identificação com o curso e um processo frágil de escolarização no ensino fundamental também acabam por dificultar a adaptação do estudante ao modelo de ensino integral. Ainda, foi possível perceber que existe uma sensibilização de docentes e equipe técnico-pedagógica para o fenômeno da evasão, já que se têm investido em ações que visam combatê-lo.

Biografia do Autor

Tamara Lima, Federal Institute of São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) na linha de pesquisa Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública. Cursou mestrado na mesma instituição na linha de pesquisa História e Cultura Social, área de História da América, onde também graduou-se em História. Também possui graduação em Pedagogia. Trabalhou como professora do ensino fundamental e médio na rede estadual e particular de ensino, atuou como orientadora educacional on-line e orientadora de trabalhos acadêmicos na Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP) no curso semipresencial de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e atuou como tutora on-line na disciplina Libras, educação especial e inclusiva na Unesp. Exerceu cargo de Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Presidente Epitácio e atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado à Unesp/Presidente Prudente. Tem interesse nos seguintes temas: formação e trabalho docente; histórias de vida (narrativas) de professores e professoras; permanência e abandono da profissão docente; temas relacionados à história da educação.

Leandro Aparecido de Souza, Federal Institute of São Paulo

Doutor (2023) e Mestre em Educação (2017) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (2019), em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2015) e em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei (2012). Possui Graduação em Letras pela Unesp (2005). Servidor Público Federal desde 2010, atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Presidente Prudente. Atuou como professor formador de 2012 a 2014 no curso Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário do IFSP.

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), com estágio na Université de Genève (UNIGE), Faculté de Psychologie et des Sciences de l?Education, Genéve / Suiça. Livre-docente em Didática e Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Estadual Paulista (2019) e pós-doutorado em Educação pela UFSCar (2021). É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior". É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação básica e continuada de professores (UFSCar). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 2004, vinculada ao GT08 - Formação de Professores. É membro associado da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) desde 2020. É membro associado da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE) desde 2020. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Foi editora da Revista Nuances: estudos sobre educação no biênio 2016-2018. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formadores de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, estágio supervisionado, processos formativos via internet, tecnologias de informação e comunicação e educação integral.

José Gilberto Spasiani Rinaldi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - USP (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2007). Atualmente é Professor Assistente Doutor - MS3.2 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, Processos Estocásticos (Sistemas e Simulação de Filas), Aplicações Estatísticas a Dados Educacionais e Sociais e Análise Multivariada.

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília: MEC, 2003.

AMADO, J.; FREIRE, I. Estudo de caso na investigação em educação. In: AMADO, J. (Ed.). Manual de investigação qualitativa em Educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

BONFIM, C. H.; SILVA, L. S. A.; SILVA, R. C. G.; PEREIRA, A. I. S.; RIBEIRO, F. A. A. O ensino médio integrado no contexto dos institutos federais. Revista Labor, v. 1, n. 21, p. 31–55, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf. Acesso em: 26 maio 2019.

DUARTE, T. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). Lisboa: CIES e-Working Papers, 2009. Disponível em: https://repositorio.iscteiul.pt/bitstream/10071/1319/3/CIES-WP60. Acesso em: 6 maio 2019.

NERI, M. C. O tempo de permanência na escola e as motivações dos sem-escola. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009.

RUMBERGER, R. W. Why students drop out of school. In: ORFIELD, G. (Ed.). Dropouts in America: confronting the graduation rate crisis. Cambridge: Harvard Education Press, 2006.

SARAIVA, A. M. A. Abandono escolar. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. C.; VIEIRA, L. P. (Ed.). Dicionário Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: Gestrado, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/dicionario-de-verbetes/. Acesso em: 10 maio 2019.

São Paulo. Resolução SE n. 20 de 5 de fevereiro de 1998. 1998. Disponível em: hhttps://x.gd/T91yt. Acesso em: 20 maio 2019.

Downloads

Publicado

16-05-2024

Como Citar

Lima, T., Souza, L. A. de, Rinaldi, R. P., & Rinaldi, J. G. S. (2024). O Fenômeno da evasão em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de São Paulo. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022009. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3324

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.