O Fenômeno da evasão em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3324Palavras-chave:
Cursos técnicos integrados ao ensino médio, Evasão escolar, Instituto Federal de São PauloResumo
Este artigo analisa o fenômeno da evasão em dois cursos técnicos em informática integrados ao ensino médio em dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A escolha do objeto investigado se deu porque tal fenômeno, sobretudo no ensino médio, configura-se como tema de forte tensão de debates em diferentes âmbitos educacionais e políticos. O objetivo é identificar as características da evasão em dois diferentes contextos colocando em evidência os principais fatores/aspectos e atributos que acometem adolescentes e jovens. A investigação se caracteriza como um estudo de caso múltiplo ancorado na abordagem qualiquantitativa, cujos dados estudados compreendem os anos de 2016 a 2018. A pesquisa utilizou documentos oficiais produzidos no âmbito dos campi investigados, contou com observação participante nos Conselhos Pedagógicos bimestrais e a análise dos dados ocorreu por meio da técnica de triangulação de dados. No período analisado, os índices da evasão nos dois campi são decrescentes, sendo as turmas de primeiros anos aquelas em que a incidência da evasão é maior, diminuindo nos anos subsequentes. Os resultados apontam para uma multicausalidade do fenômeno da evasão e uma correlação com a retenção. A falta de identificação com o curso e um processo frágil de escolarização no ensino fundamental também acabam por dificultar a adaptação do estudante ao modelo de ensino integral. Ainda, foi possível perceber que existe uma sensibilização de docentes e equipe técnico-pedagógica para o fenômeno da evasão, já que se têm investido em ações que visam combatê-lo.Referências
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