Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3053

Palavras-chave:

Pedagogo – Técnico-Administrativos em Educação. Formação Continuada. Diretrizes. Institutos Federais.

Resumo

Este artigo visa apresentar o processo de elaboração da proposta de Diretrizes Norteadoras para ações de formação continuada dos pedagogos do serviço público federal, da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é fruto da pesquisa de mestrado que buscou analisar a formação inicial e continuada dos pedagogos (TAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em relação às propostas formativas mais adequadas para categoria, que estejam alicerçadas em uma perspectiva crítica e emancipadora a partir da elaboração de Diretrizes para sua Formação Continuada. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório,fundamentada em Carrijo et al. (2016); Lorenzet e Zitkoski (2017); Oliveira e Fonseca (2020) e Silva e Monteiro (2020). As referidas diretrizes foram estruturadas em cinco seções, a saber: 1. Formação para os pedagogos recém-ingressos na instituição; 2. Formação específica para os Pedagogos (TAE) recém-ingressos, lotados nas Coordenadorias Técnico-Pedagógicas (CTPs);3. Formação Continuada dos Pedagogos (TAE) do IFCE; 4. Da oferta e participação nas formações e5. Abordagem didático-pedagógica. Por fim, reforçamos que as diretrizes não se constituem em um documento rígido, mas têm como proposta fomentar discussões dos pedagogos acerca de suas demandas formativas, tanto enquanto categoria de trabalhadores quanto em sua atuação nos Institutos Federais.

Biografia do Autor

Leonara Rocha dos Santos Castro, Instituto Federais de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestranda na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT/IFCE). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012). Tem vínculo efetivo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE desde 2014, ocupando o cargo de Pedagoga - Área. Ocupou a função de Coordenadora de Apoio ao Ensino e de Coordenadora Técnico-Pedagógica - CTP. Exerce atividade, atualmente, no setor de Divisão de Gestão por Competência (DIGEC) na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Elenilce Gomes de Oliveira, Instituto Federais de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Desenvolve atividades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará. Colabora com o Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira/UFC. Coordena o Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR). Co-Fundadora do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP). Edita e publica livros sobre trabalho-educação, políticas educacionais, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federais de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012), com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Currículos, formação docente, saberes e identidade docente e pesquisa (auto)biográfica.

Maria Madalena da Silva, Instituto Federais de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação pela UNESP. Exerceu magistério no Ensino Fundamental e Ensino Médio - Curso Normal. Trabalhou como coordenadora pedagógica no ensino público e privado. Professora Substituta na Universidade Estadual do Ceará. Nos últimos oito anos, professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu, Posteriormente campus Limoeiro do Norte e atualmente campus Horizonte. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação e Políticas Educacionais, estuda Educação do Campo com foco na Educação Profissional. Atualmente coordena o NEABI (Nucleo de Estudos afro-brasileiro e indígenas do IFCE-campus Horizonte.

Jerciano Pinheiro Feijó, Instituto Federais de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em História (2001), Especialista em Estudos Clássicos (Cultura Greco-romana) (2002), ambos pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutorado (2022) e Mestre (2016) em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professor de Educação Básica. Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Ceará - Campus Caucaia. Tem experiência nas áreas de História com ênfase em História Antiga e História Regional do Cariri; Sociologia com ênfase em Educação; e Antropologia com ênfase em cultura e poesia popular. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação profissional, capitalismo, cultura popular, literatura popular e Cariri.

Downloads

Publicado

21-03-2024

Como Citar

dos Santos Castro, L. R., de Oliveira, E. G., Fernandes, N. L. R., da Silva, M. M., & Feijó, J. P. (2024). Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022005. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3053

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.