Proposta de diretrizes para formação continuada dos pedagogos técnico-administrativos em educação em um Instituto Federal de Educação
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3053Palavras-chave:
Pedagogo – Técnico-Administrativos em Educação. Formação Continuada. Diretrizes. Institutos Federais.Resumo
Este artigo visa apresentar o processo de elaboração da proposta de Diretrizes Norteadoras para ações de formação continuada dos pedagogos do serviço público federal, da carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é fruto da pesquisa de mestrado que buscou analisar a formação inicial e continuada dos pedagogos (TAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em relação às propostas formativas mais adequadas para categoria, que estejam alicerçadas em uma perspectiva crítica e emancipadora a partir da elaboração de Diretrizes para sua Formação Continuada. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, de caráter exploratório,fundamentada em Carrijo et al. (2016); Lorenzet e Zitkoski (2017); Oliveira e Fonseca (2020) e Silva e Monteiro (2020). As referidas diretrizes foram estruturadas em cinco seções, a saber: 1. Formação para os pedagogos recém-ingressos na instituição; 2. Formação específica para os Pedagogos (TAE) recém-ingressos, lotados nas Coordenadorias Técnico-Pedagógicas (CTPs);3. Formação Continuada dos Pedagogos (TAE) do IFCE; 4. Da oferta e participação nas formações e5. Abordagem didático-pedagógica. Por fim, reforçamos que as diretrizes não se constituem em um documento rígido, mas têm como proposta fomentar discussões dos pedagogos acerca de suas demandas formativas, tanto enquanto categoria de trabalhadores quanto em sua atuação nos Institutos Federais.Downloads
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