UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO

Autores

  • Francisca Valkiria Gomes de Medeiros Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)
  • Antonio Augusto Morais Feitosa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)
  • Antonio Augusto Morais Feitosa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)
  • José Ronaldo Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Paracuru.
  • José Ronaldo Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Paracuru.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2340

Palavras-chave:

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, CURRÍCULO

Resumo

Este trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Mestre em Educação e Ensino (2018) pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) pertencente à Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Jaguaribe (2016). Durante a graduação realizou intercâmbio em Portugal (2013), no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) pelo programa IFCE Internacional. Atuou como bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e também foi bolsista de trabalho no laboratório de Química do IFCE de Jaguaribe. Atualmente é Servidora Pública pelo Estado do Ceará, ligada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), ocupando o cargo de Professora de Biologia no Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo do Ensino Médio e Ensino de Biologia. Exerceu o cargo de Parlamentar Juvenil do MERCOSUL durante o período de 2010 a 2012.

Antonio Augusto Morais Feitosa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Jaguaribe. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2014 - 2017), onde desenvolveu projetos voltados para o aperfeiçoamento do ensino de Biologia. Atualmente, está inserido como membro do grupo de pesquisa Educação e Saúde na referida instituição. Apresenta experiência de atuação em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Pré-ENEM, Educação Inclusiva, Iniciação Científica, Educação e Saúde. Atualmente é servidor efetivo do Estado do Ceará, ocupando o cargo de Professor de Biologia no Ensino Médio, lecionando na Escola Estadual de Educação Profissional Poeta Sinó Pinheiro, em Jaguaribe, Ceará.

Antonio Augusto Morais Feitosa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Jaguaribe. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2014 - 2017), onde desenvolveu projetos voltados para o aperfeiçoamento do ensino de Biologia. Atualmente, está inserido como membro do grupo de pesquisa Educação e Saúde na referida instituição. Apresenta experiência de atuação em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Pré-ENEM, Educação Inclusiva, Iniciação Científica, Educação e Saúde. Atualmente é servidor efetivo do Estado do Ceará, ocupando o cargo de Professor de Biologia no Ensino Médio, lecionando na Escola Estadual de Educação Profissional Poeta Sinó Pinheiro, em Jaguaribe, Ceará.

José Ronaldo Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Paracuru.

Possui graduação em Letras (2008) e Especialização em Ensino de Língua Inglesa (2010) pela Universidade Regional do Cariri e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Ceará, campus Paracuru. Áreas de Interesse: Letras, Linguística (Análise de Discurso Francesa, Análise Dialógica do Discurso, Estudos bakhtinianos, Linguística Textual, Literatura) e Educação.

José Ronaldo Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Paracuru.

Possui graduação em Letras (2008) e Especialização em Ensino de Língua Inglesa (2010) pela Universidade Regional do Cariri e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Ceará, campus Paracuru. Áreas de Interesse: Letras, Linguística (Análise de Discurso Francesa, Análise Dialógica do Discurso, Estudos bakhtinianos, Linguística Textual, Literatura) e Educação.

Downloads

Publicado

28-02-2023

Como Citar

Gomes de Medeiros, F. V., Morais Feitosa, A. A., Morais Feitosa, A. A., Ribeiro da Silva, J. R., & Ribeiro da Silva, J. R. (2023). UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022001. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2340

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)