A REGRESSÃO LINEAR DE GALTON: ATIVIDADES HISTÓRICAS PARA FUNÇÃO AFIM E ESTATÍSTICA BÁSICA USANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS

Autores

  • Giselle Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Juliana Maria Schivani Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.936

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado profissional, da área de Ensino de Ciências e Matemática, que tem o objetivo de construir atividades pautadas na História da Matemática, executadas por meio da Investigação Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação, para abordar e contextualizar conceitos de Função Afim e Estatística Básica no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa ação. A partir do levantamento bibliográfico do contexto histórico de Francis Galton (1822-1911) e seus experimentos, que originaram a Regressão Linear (1875), foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades para a 1a série do Ensino Médio. Esta sequência é composta de duas atividades históricas solucionadas com o uso de um software de planilhas eletrônicas. Na primeira atividade, os alunos recriam o experimento de Galton para comparação das estaturas de pais e filhos. Logo, os estudantes coletaram dados e os analisaram a medida que foram diferenciando função de relação, variáveis, coeficientes linear e angular, crescimento da função e, aprendendo alguns conceitos de Estatística. Na segunda, realizaram um estudo comparativo das medidas corporais e de roupas, calçados e acessórios. Assim, os alunos investigaram situações reais de Funções Injetoras, Sobrejetoras e Bijetoras, além de diferenciar domínio de imagem e fazer estimativas das funções encontradas. O uso da tecnologia provocou motivação em estudar os conceitos matemáticos abordados e otimizou o tempo da construção dos gráficos, proporcionando mais espaço para investigação às questões apresentadas. Aliado a História da Matemática, estimulou a criatividade dos alunos na realização das atividades.

Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), na linha de pesquisa em Educação Matemática. É doutora em Educação linha Educação Matemática pela UFRN (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Relações entre Hist. da Mat. e TIC, Geogebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (2007). É coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal desde 2008.

Juliana Maria Schivani Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN); especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem Transdisciplinar (IFRN) e Licenciada em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora temporária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Escreveu um livro e gravou vídeo-aulas de Matemática Financeira para o Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB). Foi professora pesquisadora conteudista dos cursos técnicos semi-presenciais do Instituto Metrópole Digital, da UFRN. Lecionou na Escola FREINET de 6º a 9º ano. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e colaborou para a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RN). Seu maior interesse é na área de Educação Matemática, envolvendo História da Matemática, TIC, Modelagem Matemática, Resolução de problemas e Educação à Distância.

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Publicado

22-04-2016

Como Citar

Sousa, G. C. de, & Schivani Alves, J. M. (2016). A REGRESSÃO LINEAR DE GALTON: ATIVIDADES HISTÓRICAS PARA FUNÇÃO AFIM E ESTATÍSTICA BÁSICA USANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 26–36. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.936