Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE

Autores

  • Maria Efigênia Alves Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • José Ronaldo Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Ileane Oliveira Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Luiza Maria Vieira de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.1001

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na alfabetização das crianças do município de Jaguaribe-CE, considerando o ano de 2007, quando ainda não existia o Programa, até o ano de 2014. O Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC tornou-se uma política pública no Estado do Ceará com resultados positivos comprovados, através de avaliações externas, e inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O referido trabalho foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, como o Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado e utilizado como fonte para a compreensão do funcionamento do Programa e coleta de dados estatísticos de alfabetização, o que possibilitou a comparação de resultados. Sobre a alfabetização em Jaguaribe, foi realizado um levantamento estatístico sobre o processo de avaliação externa a partir de 2007, sendo possível perceber os avanços na alfabetização. O trabalho consistiu em apresentar e discutir a situação da alfabetização das crianças do Estado e principalmente de Jaguaribe, antes e depois do PAIC. Para tanto, foi apresentado o contexto de surgimento do Programa, seus objetivos, sua estruturação e estratégias de implementação nos municípios cearenses. A análise do processo de alfabetização ao longo desses anos mencionados mostrou que o processo de alfabetização não é um ato isolado.

Biografia do Autor

Maria Efigênia Alves Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2004); Especialização em Alfabetização (2011) e Especialização em Gestão Escolar (2008), pela Universidade Castelo Branco. Atualmente, é professora do Instituto Federal do Ceará - IFCE, Campus Jaguaribe. Autora dos livros de literatura infantil e infanto-juvenil: Estrelas Cirandeiras; A menina que descobriu o mistério das palavras; O gato e o rabo da raposa; Minha lista de vontades; Aqui cá, ali lá, cada palavra no seu lugar; Antônio da Cachorrinha e o desencantamento das princesas e Meu caderno de bordo. (Texto informado pelo autor)

José Ronaldo Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduação em Letras e Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Ileane Oliveira Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em licenciatura (2005) e bacharelado (2006) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará e mestrado (2010) em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma Universidade. Atualmente, é professora no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará no Campus Jaguaribe. Tem experiência nas áreas de Botânica e Ecologia.

Luiza Maria Vieira de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro - Reitoria (2009). Possui Pós-graduarão Lato Sensu, nível de especialização em Matemática, área de conhecimento Ciências Exatas e da Terra pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá- FIJ - Rio de Janeiro, 2012. Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Jaguaribe.

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

Alves Moreira, M. E., Ribeiro da Silva, J. R., Oliveira Barros, I., & Vieira de Lima, L. M. (2017). Os Impactos do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, na Alfabetização das Crianças de Jaguaribe – CE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(4), 55–61. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.1001

Edição

Seção

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