Uma Análise do Discurso Político Estudantil de Carina Vitral à Luz da Linguística Sistêmico-Funcional e da Análise Crítica do Discurso

Autores

  • Jonathas da Silva Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús
  • Vilmar Ferreira de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús
  • Ingrid Mendes de Lima Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1446

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso, Discurso Político Estudantil.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso político estudantil para mostrar como Carina Vitral se representa e representa seus interlocutores no contexto dos últimos acontecimentos políticos no Brasil, tais como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o governo do atual presidente Michel Temer, as prisões de membros do legislativo, a crise econômica do país e as manifestações populares que ocorreram nesse período. O trabalho se detém em analisar a construção discursiva da resistência estudantil em meio a esse novo quadro político. O corpus consiste de um texto, em língua portuguesa, publicado na página da website “Conversa afiada” escrito pela estudante de economia da PUC-SP - Carina Vitral, Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), página esta administrada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. A pesquisa utiliza como arcabouço teórico a Linguística Sistêmico-funcional de Halliday e Matthiessen (2014), a Análise Crítica do Discurso com base em Fairclough (2003) e o lugar do conceito de ideologia de DeSouza (2015). Da LSF utilizo o sistema de transitividade na descrição e interpretação linguística e da ACD, o conceito de ideologia. Os resultados obtidos com a análise em relação às categorias de transitividade mostraram duas macrofiguras. Na primeira, Carina Vitral é representada nos processos materiais como ator de resistência que faz frente ao governo vigente; na segunda, ela é representada nos processos relacionais, construindo uma relação dela com dois mundos opostos: o mundo do “nós” (UNE, ESTUDANTES E TRABALHADORES) e o mundo do “Eles” (GOVERNO).

Biografia do Autor

Jonathas da Silva Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

Graduado em Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Atualmente, é bolsista do Projeto Estudante Voluntário em Iniciação Científica desenvolvendo a pesquisa: A representação dos atores sociais no discurso político estudantil: a construção discursiva da resistência estudantil ao novo quadro político brasileiro analisada à luz da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e da Análise Crítica do Discurso (ACD). Além disso, é membro do Grupo de Pesquisa GSF/ACD - SERTÕES de Crateús: Estudos Interdisciplinares em Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e Análise Crítica do Discurso (ACD). Recentemente, tem se interessado por Análise do Discurso Político Estudantil a partir de práticas discursivas que utilizem a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Michael Halliday e a Análise Crítica do Discurso (ACD), baseada em Norman Fairclough, como aportes teórico-metodológicos.

Vilmar Ferreira de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

Possui doutorado e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2011, 2003, respectivamente), especialização em língua portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA-1998) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC-1995). No momento, atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Campus Crateús), bem como Professor do Ensino Superior no Curso de Letras desta Instituição. Atualmente, encontra-se coordenador tanto desse Curso como do Programa Residência Pedagógica (PRP), na mesma IES. Seus interesses de pesquisa incluem a área de Linguística, dos Estudos do Discurso e, mais recentemente, o campo de formação de professores. Outro foco de interesse tem sido pela análise do discurso político per se a partir de práticas discursivas que utilizem a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Michael Halliday, e a Análise Crítica do Discurso (ACD), baseada em Norman Fairclough, como aportes teórico-metodológicos. É líder do grupo de pesquisa GSF-ACD Sertões – Estudos Interdisciplinares em Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e Análise Crítica do Discurso (ACD).

Ingrid Mendes de Lima Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

Graduanda em Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. É membro do Grupo de Pesquisa GSF/ACD - SERTÕES de Crateús: Estudos Interdisciplinares em Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e Análise Crítica do Discurso (ACD). Recentemente, tem se interessado pelo Sistema de Avaliatividade de Martin e White (2005) e pela Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Michael Halliday como aportes teórico-metodológicos.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Rosa, J. da S., Souza, V. F. de, & Gomes, I. M. de L. (2018). Uma Análise do Discurso Político Estudantil de Carina Vitral à Luz da Linguística Sistêmico-Funcional e da Análise Crítica do Discurso. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(2), 83–92. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1446

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