Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático

Autores

  • Lúcio Cesar Oliveira Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Fábio Fernandes Torres Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) http://orcid.org/0000-0002-5972-5140

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1443

Palavras-chave:

Sociolinguística, variação, ensino.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHãES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção-CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Lúcio Cesar Oliveira Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES-UNILAB, de 2012 a 2014, e como revisor de textos no Projeto de Extensão REVISA: Formação de Revisores de Texto e Promoção de Laboratórios de Redação nas escolas públicas do Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura - PIBEAC 2015/2016, em Redenção-CE.

Fábio Fernandes Torres, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas - SOCIOLUSO e pesquisador do Grupo de Estudos Sociolinguísticos do Ceará - SOCIOLIN-CE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Sociolinguística e no Funcionalismo, atuando sobre os seguintes temas: gerúndio, tempo, aspecto, modalidade, variação e mudança.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Silva, L. C. O., & Torres, F. F. (2018). Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(2), 74–82. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1443

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