Resumo
Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação.
Palavras-chave
Ensino remoto. EaD. Ensino de Química.