DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Carina Maria Rodrigues Lima, Maria Cleide da Silva Barroso

Resumo


Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação.

Palavras-chave


Ensino remoto. EaD. Ensino de Química.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2162

Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia