POLIMERIZANDO IDEIAS: UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA QUÍMICA DOS POLÍMEROS

Autores

  • Calliu Carneiro Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Maracanaú
  • Caroline de Goes Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Maracanaú
  • Maria Cleide da Silva Barroso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Maracanaú
  • Inaiá Lopes Guerreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Maracanaú

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.996

Resumo

Diversos materiais podem ser ferramentas muito relevantes no que concerne o processo de ensino-aprendizagem. Os jogos, por sua vez, são uma opção pertinente para auxiliar neste processo. Nesse artigo, discutiu-se aspectos relacionados com à teoria da aprendizagem significativa, defendida por Ausubel, através dos resultados obtidos com a utilização do jogo: “Polimerizando Ideias”. Objetivou-se constatar a importância deste para melhor compreensão e assimilação dos alunos no conteúdo de Química dos Polímeros. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com alunos do terceiro ano do ensino-médio, em uma escola pública estadual, no município de Maracanaú, Ceará. A metodologia consistiu em aulas expositivas com apresentação áudio visual e experiências químicas realizadas na sala de aula, cuja abordagem pedagógica foi baseada na teoria sócio-interativista elaborada por Vygotsky. Empregaram-se também instrumentos de avaliação, questionários e textos. Os resultados observados apontaram o método utilizado como uma possibilidade de fomentar um recurso interessante em aulas ministradas para o ensino médio. Isso foi possível de ser verificado quando observado um aumento satisfatório na apropriação/construção dos conhecimentos por parte dos alunos. Esse fato se justifica principalmente ao emprego de experiências químicas pertencentes ao cotidiano e ao contexto dinâmicointerativista do jogo.

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BERNADELLI, S. Acompanhamento tutorial: Uma proposta para o ensino médio de química. In: BERNADELI, S. (Ed.). Anais do XIX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. Ouro Preto: [s.n.], 2005. Cd-Rom.

CAMPOS, D. A. A importância do lúdico na construção dos conceitos matemáticos. Dissertação (Mestrado) — Curso de Pós-graduação em ensino de ciências e matemática. CEFET, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=61816 >. Acesso em: 29 nov. 2015.

GUERREIRO, L. I.; SOUZA, R. K. A.; AMARAL, M. M. A.; FREITAS, S. Z. M.; DUARTE, S. A. R. Projeto sabão “comciência”: Fabricação de um sabão ecologicamente correto a partir do óleo de fritura como ferramenta de ensino para a química e educação ambiental. In: Formação de Professores: As experiências de iniciação à docência no IFCE. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

MOREIRA, R. P. Psicologia da Educação: Interação e identidade. 2. ed. São Paulo: FTD, 1996. Coleção Aprender e Ensinar.

PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. [S.l.]: Addison Wesley Publishing Company, 1991.

RIBEIRO, A. M. Curso de formação profissional em educação infantil. Rio de Janeiro: EPSJV/Creche Fiocruz, 2005.

SMOLE, K. C. S.; ROCHA, G. H.; CÂNDIDO, P. T.; STANCANELLI, R. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo: CAEM/IME/USP, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. Original em Russo. Tradução do Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. O. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânico: projeto, produção, aplicação e avaliação. Revista Ciências e Cognição, v. 13, n. 1, p. 72 – 81, 2008.

Downloads

Publicado

21-06-2016

Como Citar

Carneiro Barbosa, C., de Goes Sampaio, C., da Silva Barroso, M. C., & Lopes Guerreiro, I. (2016). POLIMERIZANDO IDEIAS: UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA QUÍMICA DOS POLÍMEROS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 126–133. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.996

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)