MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2425

Palavras-chave:

Ensino de Química. Mapas Conceituais. Sequência Didática.

Resumo

Muitos estudantes apresentam dificuldade e, consequentemente, frustração por não se acharem capazes de aprender Química e por não perceberem a importância dessa disciplina no seu dia a dia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática utilizando mapas conceituais, como método a ser aplicado em sala de aula. Nessa proposta de ensino, será abordado o estudo das Soluções, conteúdo trabalhado na 2ª série do Ensino Médio. A sequência didática proposta tem como principais aspectos a leitura, a análise e a discussão do conteúdo, bem como a elaboração e a exposição de mapas conceituais pelos estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para que os professores possam usá-lo como ferramenta no âmbito escolar, cujo propósito é possibilitar uma melhor compreensão da temática proposta de forma dinâmica e diferente, haja vista os métodos tradicionais de ensino, que são veementemente criticados.

Biografia do Autor

Blanchard Silva Passos, Instituto Federal de Educação

Professor na Secretaria de Educação do Ceará -SEDUC Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Aluno do Programa de Doutorado Acadêmico em Ensino RENOEN/IFCE

Brenno Ramy Teodósio da Silva, Instituto Federal de Educação

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Ensino de Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor de Ciências e Química da Rede Particular de Ensino de Fortaleza.

Felipe Alves Silveira, Instituto Federal de Educação

Professor na Secretaria de Educação do Ceará -SEDUC Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Aluno do Programa de Doutorado Acadêmico em Ensino RENOEN/IFCE

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação

Doutora em Engenharia Civil - Saneamento Ambiental (UFC), Professora no Instituto Federal do Ceará (IFCE), atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) em nível de Mestrado e no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste (RENOEN/IFCE).

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

Passos, B. S., Silva, B. R. T. da, Silveira, F. A., & Vasconcelos, A. K. P. (2023). MAPAS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022007. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2425

Edição

Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)