OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA

Brenno Ramy Teodósio da Silva, Ana Karine Portela Vasconcelos, Francisco Marcôncio Targino de Moura

Resumo


A discussão sobre o meio ambiente é hoje um dos assuntos mais importantes para o ensino, com alertas constantes voltados aos problemas ambientais e a relação com o homem.O conteúdo sobre mudanças climáticas deve ser trabalhado no Ensino Médio (EM), como um tema incluído dentro dos livros didáticos, contribuindo para que o estudante tenha uma visão crítica sobre os impactos ambientais difundidos atualmente. Contudo, este trabalho teve o objetivo de analisar os livros didáticos de Química dos autores Usberco e Kauffman – 3ª edição do ano de 2016, em relação à temática das mudanças climáticas e à sua relevância no Ensino Médio. A questão que norteia este trabalho é como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas se apresentam nos livros didáticos de Química e o objetivo principal foi analisar como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas apresentam-se nos livros investigados. Para direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula, a ênfase foi dada para os termos efeito estufa e aquecimento global. De acordo com a análise, observou-se que os livros didáticos de Química são adequados para abordagem sobre questões ambientais com algumas sugestões de inserções como forma de ampliar as discussões sobre a temática.

Palavras-chave


Mudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino Médio

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2121

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