OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2313

Resumo

A presente pesquisa faz parte do trabalho de dissertação do Programa de Ensino de Ciências e Matemática que buscou analisar o cenário educacional ao qual estavam inseridos estudantes de Química durante o período do ensino remoto emergencial. Este artigo em específico possui como objetivo compreender e identificar os principais desafios para o ensino de Química durante o novo formato de ensino, ocasionado pela pandemia da COVID-19 e viabilizado pelo uso das tecnologias digitais. Realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão (EQ) de publicações relacionadas ao tema em duas plataformas de pesquisas, utilizando-se de descritores específicos e de um recorte temporal. A partir disso, foi possível concluir que as tecnologias que antes possuíam uma função auxiliar, passaram a ser as principais viabilizadoras do conhecimento e que elas cumprem satisfatoriamente suas funções, porém diversos fatores que envolvem o seu acesso acabaram por impactar sua efetividade e que entre os docentes a principal dificuldade foi adaptar as metodologias e os materiais pedagógicos para o novo formato.

Downloads

Publicado

08-11-2022

Como Citar

Rocha, N. M., Vasconcelos, A. K. P., & Sampaio, C. de G. (2022). OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022026. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2313

Edição

Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)