ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS SOBRE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO ENSINO NÃO-FORMAL DO BRASIL NO PERÍODO DE 2010 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2338Palavras-chave:
Comunidade, Ensino, SustentabilidadeResumo
A Educação Ambiental possui papel fundamental na sensibilização da sociedade ante às problemáticas ambientais e na busca pelo desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise bibliométrica de ações de Educação Ambiental no ensino não-formal com base nas publicações científicas nacionais. Para isso, realizou-se buscas na Plataforma Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por trabalhos publicados no período de 2010 a 2019. Através da análise, pode-se perceber o baixo número de publicações no período, bem como uma concentração de artigos publicados na região sul do país. Foi possível observar com a análise a preocupação dos autores em utilizar mais de um tipo de metodologia em suas ações de educação ambiental, no intuito de proporcionar um ambiente propício para a aprendizagem. Notou-se o empenho dos autores em inserir o público participante em todas as etapas dos trabalhos, buscando soluções para as problemáticas a nível local, contribuindo para a formação de cidadãos ativos na defesa do meio ambiente, capazes de ser agentes transformadores da sociedade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.