A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: O CENTENÁRIO DO ECLIPSE SOLAR DE SOBRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1863

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ensino Médio, Educação Científica e Tecnológica

Resumo

Em 2019 é celebrado os 100 anos de um evento que marcou a vida de um cidadão, de uma cidade e da Ciência. O cidadão, um físico, tornou-se pop-star; a cidade, Sobral no Ceará, tornou-se palco da comprovação de uma teoria científica; a Ciência, Física, viu comprovada a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Apresentar Einstein é tratar de ciência, cultura e arte. Abordar o Eclipse Solar de Sobral de 29 de maio de 1919 é tratar de divulgação da ciência. Implementar uma atividade sobre esse tema em nível de Ensino Médio é promover a educação científica e tecnológica através da divulgação científica. Nesse contexto, durante o segundo semestre de 2018 foi ministrada a disciplina eletiva Maura Abaurre nos 100 anos do Eclipse Solar de Sobral no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Profa. Maura Abaurre, localizada em Vila Velha, Espírito Santo. Em uma abordagem, histórica, científica e cronológica, Einstein, suas ideias e teorias foram apresentadas e os resultados dessa iniciativa são aqui relatados.

Biografia do Autor

Laércio Ferracioli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Titular e atual Diretor do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo; Representante da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência no CONCITEC-ES, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo; Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Comitê de Assessoramento Divulgação Científica DV/DC do CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional da UFES de 2011-2015, Membro da Comissão Nacional de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física 2012-2013, Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES de 2010-2016; Coordenador da área de concentração Pesquisa em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Física da UFES de 1998-2010; Membro da Comissão de Área Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física - 2010-2012; Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Física da UFES - 2007-2008 e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física Modalidade à Distancia de 2015-2017. Foi Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Física - 1987-88 e Membro do Comitê Organizador da 46a Reunião Anual da SBPC realizada em Julho de 1994 em Vitória, ES. Em 2008-09 foi Coordenador Geral do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física realizado na UFES, Vitória, ES, Janeiro de 2009 sob a temática Formação Continuada de Professores em Serviço: Educação de Qualidade para uma Sociedade da Aprendizagem. Foi Representante da Regional América do Sul da International Organization for Science and Technology Education IOSTE de 2002 a 2006 e Vice-Presidente de 2006-2008. Em 2009 foi Curador da Tenda Oi Futuro Jogos e Entretenimento Digital Interativo realizada durante o SBGames 2009 promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Desenvolve investigação sobre abordagens inovadoras no ensino e na aprendizagem em espaços formais e não-formais de educação em ciências com enfoque em práticas educacionais inclusivas e formação de professores. A comunicação e divulgação da ciência para inclusão cultural.

Thiago Pereira da Silva, Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Maura Abaurre Vila Velha, Espírito Santo

Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), possui especialização em Metodologia do Ensino de Física, pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2008), e Mestrado em Física, no Ensino de Física, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). A dissertação encontra-se disponível no Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia ( http://www.btdea.ufscar.br/lista-geral ). Atua como professor da disciplina de Física na rede pública estadual desde 2003. Atualmente leciona no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Maura Abaurre.

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Publicado

27-12-2019

Como Citar

Ferracioli, L., & da Silva, T. P. (2019). A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: O CENTENÁRIO DO ECLIPSE SOLAR DE SOBRAL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(4), 18–29. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1863

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