O Esporte como estratégia de permanência e êxito na educação profissional e tecnológica: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3517

Palavras-chave:

esporte, educação física escolar, ensino médio integrado, assistência estudantil, pertencimento institucional

Resumo

Devido aos benefícios sociais, cognitivos, físicos e psíquicos, o esporte-educação pode ser uma estratégia para melhorar os índices de permanência e êxito escolares. Embora seja parte importante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), evidências sobre a implementação do esporte-educação são pouco exploradas. Assim, o objetivo desta revisão de escopo é identificar quais estratégias relacionadas ao esporte-educação têm sido implementadas na RFEPCT para estimular a permanência e o êxito dos estudantes. Para tanto, baseou-se na análise dos Planos Estratégicos Institucionais de Permanência e Êxito do Estudante (Peipee) da RFEPCT, publicados on-line desde 2015. Este método seguiu a lista de checagem Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (Tricco et al., 2018). A busca documental foi realizada em 66 sites institucionais, resultando na identificação de 20 Peipee, sendo que 15 apontavam o esporte em ações de permanência e êxito, sendo selecionados para análise. Houve tentativas institucionais de adotar o esporte como ferramenta para melhorar a permanência e o êxito dos estudantes, sobretudo com base nas ações voltadas ao aprimoramento da infraestrutura esportiva, ao desenvolvimento de projetos extensionistas esportivos e/ou aos auxílios estudantis. Ademais, constatou-se a ausência de Peipee em 70% dos sites institucionais. Faz-se necessário, maior engajamento e transparência institucional na formulação e na disponibilização dos Peipee, mais investimentos em esporte, de maneira a mantê-lo ativo nesses documentos. Dessa forma, os Institutos Federais podem transformar os ambientes escolares em locais favoráveis para combater a evasão e promover a retenção dos estudantes.

Biografia do Autor

Ricardo Rojas Martines, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Uniderp/MS (2003). Possui Especialização em Comunicação: Linguagens, Construção Textual e Literatura, pela Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim/SC, FAVIM/ICPG/LIBERA LIMES (2007); Especialização em Educação a Distância, pelo Senac/MS (2011); atualmente é discente do Programa de Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMS). Ocupa o cargo efetivo de servidor público federal desde 2014 como técnico-administrativo Programador Visual (nível E), está lotado na Assessoria de Comunicação Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Tem experiência docente de 6 anos (2008 a 2013) nos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Produção Multimídia, na Uniderp/MS, onde ministrou disciplinas de Produção Gráfica, Design Gráfico, Criação Publicitária e Marketing Digital. Ocupou o cargo de coordenador técnico (2011 a 2014) no Curso Técnico em Comunicação Visual - concomitante e subsequente ao ensino médio, eixo Tecnológico Produção Cultural e Design, ofertado pelo Centro de Educação Profissional Ezequiel Feirreira Lima (Cepef/SED-MS). Trabalhou como designer-gráfico em editora universitária (2005 a 2008) e como diagramador na redação de jornal impresso (2000 a 2003).

Caroline Rezende dos Reis, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Anhanguera - Uniderp; especialização em fisioterapia dermato-funcional (FESCG) e em educação a distância, com ênfase em tecnologias educacionais (IFPR); e mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFMS). Atualmente é doutoranda em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (UFMS) e servidora pública (IFMS). Integrante dos grupos pesquisas: Pesquisas em Nutrição e Exercício na Saúde e no Rendimento Esportivo (UFMS), Pesquisas em Educação, Saúde, Tecnologia, Inovação e Cultura - ESTIC (IFMS) e Estudo do Músculo Estriado (UFMS).

Christianne F. Coelho-Ravagnani, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Educação Física-UEL, graduação em Nutrição-UNIFIL, mestrado e doutorado em Nutrição Humana Aplicada -USP e Pós-Doutorado em Exercise Science, University of South Carolina, USA. Visiting Professor Universidade de Padova, Itália. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, docente-orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento-UFMS. Foi presidente da Comissão de Elaboração da Proposta de Programa de Pós-graduação em Educação Física - UFMT (2011) e membro da Comissão de Elaboração da Proposta de Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento - UFMS (2018). Atuou como coordenadora dos cursos de graduação em Educação Física, Pós-graduação Lato sensu em Exercício e Nutrição na Doença e no Esporte e Sricto-sensu em Educação Física-UFMT. Atuou no Comitê Científico das Recomendações Brasileiras de Atividade Física para a população brasileira junto ao Ministério da Saúde do Brasil (2020-2021).Publicou 86 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 7 livros ou capítulos de livro. Atua como editora associada da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Coordena o Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição na Saúde e Rendimento-PENSARE.

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Estadual do Ceará

Cursou Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) durante dois anos (2007-2009). Concluiu o Mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como membro do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte (CEPEE). Concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Atividade Física e Saúde, onde permanece como pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC). Atualmente, é professor permanente do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, da Universidade Estadual do Ceará (PPSAC/UECE). É professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF - Polo IFCE). É Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Atividade Física, Saúde e Escola (GRAFES-IFCE-UECE). É Bolsista de Produtividade do CNPQ - Nível 2 - Área de Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Educação Física e Saúde Coletiva, com ênfase em Formação em Educação Física escolar, Epidemiologia da Atividade Física, Mediadores da Atividade Física, Estilo de Vida, Promoção da Saúde, Saúde do Jovem e Saúde na Escola.

Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Físico de Avaré (2000), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e Pós-doutorado em Ciência do Exercício pela University of South Carolina (2015). Atualmente é professor do ensino médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e docente nos seguintes programas stricto sensu: Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento (PPGCM/UFMS) e Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde, Tecnologia, Inovação e Cultura (ESTIC/IFMS). Tem experiência na área da educação física, com ênfase no desenvolvimento de projetos multidisciplinares e integradores, envolvendo educação básica e ensino superior.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

Rojas Martines, R., Rezende dos Reis, C., F. Coelho-Ravagnani, C., Cordeiro Barbosa Filho, V., & de Paula Ravagnani, F. C. (2024). O Esporte como estratégia de permanência e êxito na educação profissional e tecnológica: uma revisão de escopo. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022013. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3517

Edição

Seção

Seção de Ciências da Saúde

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.