O Esporte como estratégia de permanência e êxito na educação profissional e tecnológica: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3517Palavras-chave:
esporte, educação física escolar, ensino médio integrado, assistência estudantil, pertencimento institucionalResumo
Devido aos benefícios sociais, cognitivos, físicos e psíquicos, o esporte-educação pode ser uma estratégia para melhorar os índices de permanência e êxito escolares. Embora seja parte importante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), evidências sobre a implementação do esporte-educação são pouco exploradas. Assim, o objetivo desta revisão de escopo é identificar quais estratégias relacionadas ao esporte-educação têm sido implementadas na RFEPCT para estimular a permanência e o êxito dos estudantes. Para tanto, baseou-se na análise dos Planos Estratégicos Institucionais de Permanência e Êxito do Estudante (Peipee) da RFEPCT, publicados on-line desde 2015. Este método seguiu a lista de checagem Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (Tricco et al., 2018). A busca documental foi realizada em 66 sites institucionais, resultando na identificação de 20 Peipee, sendo que 15 apontavam o esporte em ações de permanência e êxito, sendo selecionados para análise. Houve tentativas institucionais de adotar o esporte como ferramenta para melhorar a permanência e o êxito dos estudantes, sobretudo com base nas ações voltadas ao aprimoramento da infraestrutura esportiva, ao desenvolvimento de projetos extensionistas esportivos e/ou aos auxílios estudantis. Ademais, constatou-se a ausência de Peipee em 70% dos sites institucionais. Faz-se necessário, maior engajamento e transparência institucional na formulação e na disponibilização dos Peipee, mais investimentos em esporte, de maneira a mantê-lo ativo nesses documentos. Dessa forma, os Institutos Federais podem transformar os ambientes escolares em locais favoráveis para combater a evasão e promover a retenção dos estudantes.Downloads
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