TAMBORES DE DANDARA: gênero e empoderamento feminino na capoeira cearense

Autores

  • sammia castro silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- campus Canindé http://orcid.org/0000-0001-7092-4389
  • Lourdes Rafaella Santos Florêncio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- campus Canindé
  • Thaidys da Conceição Lima do Monte INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- campus Canindé

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i5.1804

Resumo

A produção de conhecimento sobre a História da mulher na capoeira faz parte do debate sobre a perspectiva de equidade de gênero na sociedade brasileira e em práticas educativas. Dessa forma, a partir do solucionamento sobre quais desafios cingem a participação feminina na capoeira, especificamente na capoeira do século XXI, pretendemos promover aproximações epistemológicas entre gênero, cultura e educação. Portanto, o objetivo central desse estudo etnográfico é promover o debate sobre gênero e empoderamento feminino na capoeira e as possíveis implicações na produção de conhecimento. Para isso, nossa coleta de dados se insere no movimento feminino Tambores de Dandara, do Centro Cultural Capoeira Água de Beber- CECAB, através da promoção e registro de diálogos, ações e posicionamentos políticos. A temporalidade, cuja imersão no grupo se constituiu, ocorreu de 2012 a 2019. O processo de estruturação de um movimento feminino num grupo de capoeira advém de um esforço para superação de tabus entre as próprias mulheres, aumento da participação feminina através de um empoderamento que se mostra pela participação em situação de igualdade, ou seja, ministrando treinos, tocando instrumentos e participando ativamente das rodas. Portanto, compreendemos que o movimento feminino de capoeira no grupo estudado apresentou diversidade de opiniões quanto ao sentimento de pertença, constituindo espaço de diálogo interno que se mostra em permanente construção e expansão acerca dos seus ideais e propósitos.

Biografia do Autor

sammia castro silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- campus Canindé

Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará- 2017); Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará -2013), Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular (Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro- 2012); Graduação em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará- 2009); Graduação em Pedagogia (Universidade Cândido Mendes- 2018). Experiência em grupo de estudos sobre cultura folclórica aplicada (Instituto Tecnológico Federal do Ceará: Mira Ira- 2010 a 2013) e no grupo de pesquisa em História e Memória da Educação- NHIME (Universidade Federal do Ceará 2012-2016); Participação atual no grupo de pesquisa Laboratório de Humanidades, Artes e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE Campus Canindé; Professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE Campus Canindé; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE Campus Canindé, instituição em que coordena, atualmente, o programa de extensão NAPRACHIC. Área de interesse em pesquisas relacionadas à Fundamentos Sócio- Filosóficos e Antropológicos da Educação e da Educação Física; Formação de Professores na Educação Básica; Capoeira e manifestações culturais afro-brasileiras

Lourdes Rafaella Santos Florêncio, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- campus Canindé

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil / FAIBRA. Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri / URCA, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Latino Americana de Educação, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Integrada do Brasil. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / UFC, Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / UFC. Atualmente está em estágio pós-doutoral pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Membro do grupo de pesquisa História e Memória da Educação ? NHIME/UFC. Atua e desenvolve pesquisas relacionadas a História da Educação com imbricações que perpassam pelas discussões de Gênero e diversidade étnico-racial.

Thaidys da Conceição Lima do Monte, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- campus Canindé

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UECE. Mestre em Educação pelo PPGE / UECE com área de concentração em formação de professores(2016) . Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2000). Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela USP ( 2004), especialista no ensino de Educação Física pela FFB ( 2008) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado ( 2012 ) na modalidade de educação especial. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Membro do Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e Membro do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar (GEEFE/UECE) e Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (UECE) . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação para a pesquisa em Educação Física, Formação de professores, Didática e Educação Física e Esporte Adaptado.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

silva, sammia castro, Florêncio, L. R. S., & Monte, T. da C. L. do. (2019). TAMBORES DE DANDARA: gênero e empoderamento feminino na capoeira cearense. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(5), 90–98. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i5.1804