Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química

Autores

  • Jean Gleison Andrade do Nascimento
  • Manuel Bandeira dos Santos Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá
  • Suyanne do Nascimento Almeida Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC)
  • Felipe Alves Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1222

Palavras-chave:

Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final.

Biografia do Autor

Jean Gleison Andrade do Nascimento

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Suyanne do Nascimento Almeida, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Felipe Alves Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

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Publicado

21-12-2018

Como Citar

Andrade do Nascimento, J. G., dos Santos Neto, M. B., Almeida, S. do N., Silveira, F. A., & Menezes de Vasconcelos, P. H. (2018). Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(3), 62–72. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1222

Edição

Seção

Artigos

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