MUSEU ITINERANTE DE QUÍMICA (MIQ): EXPERIÊNCIA COMO FOCO PARA DISCUSSÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ (IFPI-PICOS)

Autores

  • Francisca das Chagas Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus de Picos
  • Maria Mozarina Beserra Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Silvany Bastos Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.967

Resumo

A formação inicial é o momento em que o futuro Professor de Química conhece os processos de ensino e aprendizagem, as metodologias e tem a possibilidade de desenvolver o senso investigativo; iniciar as pesquisas no sentido de contribuir para o Ensino de Química. Nesse sentido esse trabalho buscou identificar a contribuição da construção-participativa do MIQ (Museu Itinerante de Química) para dez alunos do quinto período da licenciatura em Química, através de discussões sobre Alfabetização Científica (AC), no Ensino de Química. A pesquisa realizou-se no Instituto Federal de Educação/Picos (IFPI-PI) no período de dezembro de 2014 a abril de 2015. É uma pesquisa qualitativa e descritiva, onde as ações seguiram a orientação da pesquisa participante. Através da construção do MIQ os licenciandos puderam se apropriar dos aportes teóricos da alfabetização científica prática, cívica e cultura e vinculá- los as seções do MIQ, contribuindo com a formação de professores de Química conscientes do seu papel na promoção da educação científica.

Biografia do Autor

Francisca das Chagas Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus de Picos

Professora efetiva de Química do Instituto Federal do Piauí- IFPI-PICOS e Mestre pelo Progrma de  Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).

Maria Mozarina Beserra Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Sou professora Associada da Universidade Federal  do Ceará (UFC) do Departamento de Química Analítica e Físico-Química e trabalho  na área de Encino de Química, fazendo parte do Curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da UFC. Tenho orientado vários alunos nessa área.

Tenho cerca de 25 anos de experiência na área de ensino.

Silvany Bastos Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professora do Instituto Federal de Educação do Ceará e membro do  Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (ENCIMA/UFC)

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Publicado

02-06-2016

Como Citar

da Silva, F. das C. A., Almeida, M. M. B., & Santiago, S. B. (2016). MUSEU ITINERANTE DE QUÍMICA (MIQ): EXPERIÊNCIA COMO FOCO PARA DISCUSSÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ (IFPI-PICOS). Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 105–114. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.967