A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2076

Resumo

Este artigo traz um estudo sobre a docência universitária, especificamente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Campus de Maracanaú, tradicionalmente essa instituição oferta cursos técnicos e a partir de 2008, cursos de licenciatura. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a pluralidade dos saberes dos professores das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Química. Trata-se de uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi elaborado um questionário através do recurso do whatsapp, em razão da atual Pandemia e tendo em vista acatar o Decreto nº 33.510/2020, de 16 de março de 2020 , do Governo do Estado do Ceará, que estabelece um momento crítico no sistema de saúde e instruiu sobre as precauções na tentativa de reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. Os resultados mostraram que os conhecimentos e as competências exercem influência na prática e contribuem com o processo identitário de cada docente.

Biografia do Autor

Vitória Maria Coutinho Gomes, Instituto Federal do Ceará

Graduanda em Química

Silvany Bastos Santiago, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Professora adjunta do Instituto Federal de Educação do Ceará; Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFC); Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares e Inclusivos na Formação de Professores (IFCE). Temáticas de pesquisa: Avaliação Educacional e Institucional, Teorias da Educação, Formação Docente, Currículo, Didática.

Downloads

Publicado

09-08-2021

Como Citar

Gomes, V. M. C., & Santiago, S. B. (2021). A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE). Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021015. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2076

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)